Estação Meteorológica moderniza assistência a agricultores em Flores de Goiás

A inauguração de uma Estação Meteorológica no Vão do Paranã, no Nordeste de Goiás, vai modernizar a vida de 10 famílias de agricultores locais de manga e maracujá em uma área de 60 km, impactando até 2.500 pessoas.

A iniciativa, implantada no final de março em Flores de Goiás, é mais uma etapa do projeto-piloto de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região e envolve capacitação dos produtores, atividades sociais com a comunidade local e o desenvolvimento de um aplicativo com dados climáticos que vai auxiliar no manejo da irrigação.

“A inauguração dessa Estação é fruto de uma parceria da Embrapa Cerrados com a Codevasf no sentido de monitoramento dos insumos água e solo desse projeto por meio de um aplicativo.

É uma tecnologia que vai impactar de forma positiva a vida desses agricultores porque eles vão poder controlar e manejar a lâmina d’água aplicada nas suas lavouras.

Isso representa economia de água e energia elétrica e uso eficiente desse insumo importante para a terra”, destaca Andréa Sousa, secretária-executiva da Área de Gestão dos Empreendimentos da Área de Irrigação e Operações da Codevasf.

A expectativa é de que o aplicativo já esteja disponível dentro de três meses, fornecendo, em tempo real, dados de alta precisão para os produtores na palma da mão.

O plano é que outras duas estações meteorológicas sejam instaladas na região, nas cidades de Formosa (GO) e São João d’Aliança (GO).

“É uma região de grande potencial hídrico, com vários rios locais e duas barragens, então a água não é um fator limitante por aqui”, observa o agrônomo e Gerente de Apoio à Produção da Área de Irrigação e operações da Codevasf, Alberto do Nascimento.

“Essa área de Goiás é uma das mais carentes do estado, com baixos indicadores socioeconômicos, então esse projeto vai trazer desenvolvimento, além de segurança alimentar, geração de emprego e renda para essas famílias”, elenca.

Para entender como funciona e qual a importância dessa nova tecnologia disponibilizada na região, agricultores participarão de capacitação técnica ministrada por especialistas da Embrapa Cerrados.

O produtor Jair Gabriel da Conceição Santos está otimista com a nova tecnologia. “O uso da quantidade correta de água em nossas lavouras, dependendo do tipo de solo, arenoso ou argiloso, é importante. Esse aplicativo vai nos orientar nessas informações”, acredita.

O casal de produtores de maracujá e manga da região, Orlando e Kenia Borges aguardam com ansiedade este momento. “Apesar de trabalhar no campo, sempre surgem dúvidas sobre como manejar a planta. Esse equipamento vai nos ajudar no manejo do nosso plantio”, torce Kenia.

Fonte: Globo Rural