Duas novas cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, em Nova Roma (GO), encantam

Aos poucos, a região nordeste de Goiás, que já agrega a Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual de cavernas Terra Ronca, começa a se deslanchar no ramo das atividades turísticas e ambientais.

Isso é uma ótima notícia.

Vai fazer uma década que dizemos cotidianamente aqui no Blog que uma das “boas saídas” para o “corredor da miséria goiano” seria o turismo, a exploração de suas belezas naturais.

Agora, pouco a pouco vão surgindo novos lugares e espaços, com esplendor e seus encantos únicos.

Uma dessas boas novidades está em Nova Roma (GO).

Segundo Leonardo Martins, há no município uma cachoeira, pouquíssimo conhecida, escondido no meio de um vale quase que “Encantado”, repleto de animais silvestres, fauna, flora abundante, paisagens e mirantes de tirar o fôlego.

O local está localizado a 31 km de Nova Roma (GO) e aberto à visitação pública.

Os nomes são “Cachoeiras Paredão do Céu 1 e 2” e estão situadas na nova extensão da Chapada dos Veadeiros, mais precisamente no Povoado Amendoim, região conhecida como “Chapadinha”.  

São duas grandes quedas que despencam em dois cânions profundos, rodeados de paredões, seguindo o curso no Rio da Forquilha cujo trajeto vai dar na conhecida Cachoeira da Forquilha.

A área é considerada de difícil acesso, mas é uma diversão à parte para quem é amante de trilhas e aventuras.  

As cachoeiras

A primeira e mais imponente das cachoeiras, possui uma altura de 70 metros, sendo possível a prática de Rapel.

Possui um poço de aproximadamente 25 metros de profundidade, ótimo para banho gelado e mergulho. No seu arredor, a vista para cachoeira é perfeitamente panorâmica, constituída de pedras grandes e planas das quais a pessoa pode contemplar sentado, deitado e até fazer piquenique.

Tem vários pontos com árvores que contam com sombra, possibilitando também a armação de redes.

A segunda cachoeira, com menos volume d’água, não é menos impressionante. Encontra-se subindo o rio apenas 500 metros. Basta seguir o caminho dos paredões. Possui 75 metros de altura e um poço com 8 metros de profundidade.

As duas cachoeiras foram nomeadas recentemente, em 2017 por exploradores.

Ao redor das cachoeiras, existe também uma infinidade de matas e florestas densas. O lugar, é apelidado “Nárnia”, é uma reserva com área de proteção ambiental cheia de nascentes e veias d’água importantes para o equilíbrio e manutenção às bacias dos rios da região.

COMO CHEGAR

Leonardo Martins  explica que existe no Google Maps uma rota registrada, mas à medida que se aproxima do povoado, você tem estradas e bifurcações que também levam ao destino.

Para se chegar no paraíso, o melhor acesso é a partir de Nova Roma(GO), pela GO-114, sentido povoado Cormari.  Mas o ponto de partida da trilha é no Povoado Amendoim.

A trilha leva em média 2 horas e 40 minutos para ser concluída, possui um total de 5km, tendo dois níveis de dificuldade.

No início, o nível da trilha é moderado onde o caminho dispõe de estradas, trechos estreitos, porém visíveis, passando por subidas leves, atravessando um rio e mata fechada, nada que dificulte muito a caminhada.

A partir dos 3,6 km, o trajeto se torna difícil, pois começa um desnível de uma pequena descida e logo após um paredão de quase 100 metros de altura onde se desce em caráter de escalada média, numa angulação próxima de 60 Graus.

No decorrer do percurso você presencia paisagens de mata virgem, atravessa rios e córregos com água cristalina bem como toda riqueza visual e ambiental de brilhar os olhos e deixar qualquer trilheiro de queixo caído.

Leonardo Martins afirma que é Importante saber que não é oferecido próximo ao local, serviços de Hospedagem e Alimentação. É necessário a ajuda de um guia turístico, pois há um grande risco de se perder, mas você poderá dispor desse guia procurando algum morador das proximidades!

OBSERVAÇÕES

O local não possui área relativamente propícia para acampamento, ao lado da cachoeira. O melhor local fica descendo 300 metros rio abaixo. Como se trata de um lugar de acesso difícil, é aconselhável a pratica de camping e rapel apenas com experiência ou acompanhado de Guia.

CUIDADOS

Como se trata de uma reserva de mata fechada, virgem, cheia de direções e relevos, é importante redobrar os cuidados para com os lugares por onde pisa, tanto pelo risco de acidentes , como de ser picado por cobras ou bichos venenosos.

Fique atento sempre aos barulhos, pois é habitat de animais ferozes, de porte grande, como por a onça pintada, gatos, cachorros do mato.

Use calçados e roupas, bem como objetos leves e fique tranquilo pois as aparições de animais não são frequentes.

Lembre-se que se observar caçadores ou qualquer ato contra a biodiverdiade local, chame a polícia imediatamente.

Ao visitar e trilhar essa região, leve em consideração sempre a preservação e cuidados por onde passa e no que faz.

Não suje, leve embora seu lixo (plástico, ferro, vidro, ou qualquer coisa que degrade o meio ambiente), não derrube arvores e plantas sem motivo de precisão e não provoque queimadas.

Não maltrate os animais e tão pouco degrade as áreas de vegetação. Apenas curta, se divirta, sinta a natureza.

As informações são de Leonardo Martins Pereira da Silva

@leomartinsx

LOCALIZAÇÃO / COORDENADAS GEOGRÁFICAS: 13°56’37.2″S 47°00’24.3″W

Um comentário em “Duas novas cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, em Nova Roma (GO), encantam

Deixe um comentário