Defensoria Pública vistoria hospitais em Taguatinga, Paranã e Arraias (TO)

O Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Dianópolis (TO), região sudeste do estado, vistoriou nesta semana os hospitais municipais de Taguatinga e Paranã, e o Hospital Regional de Arraias.

Segundo a coordenadora do Nuamac Dianópolis, defensora pública Sebastiana Pantoja Dal Molin, foram constatadas falhas que devem ser sanadas pelos gestores responsáveis para melhorar a assistência à população.

“Conforme constatamos, as principais urgências estão na falta de equipamentos hospitalares, o quadro insuficiente de servidores e a necessidade de melhorias estruturais”, explica Sebastiana Pantoja.

Em Paranã, um ponto que chamou à atenção da Defensoria Pública foi a questão do lixo hospitalar. “É necessário verificar a regularidade do destinamento do lixo hospitalar, pois foram encontrados resíduos em locais inadequados”, comentou a Defensora Pública.

Já em Taguatinga, o Nuamac informou que são necessárias algumas medidas como o pagamento dos direitos dos profissionais de saúde, além de melhorias nas instalações, como os colchões dos leitos, e a alimentação dos pacientes.

Quanto ao Hospital Regional de Arraias, Sebastiana Pantoja questionou a demora na entrega da reforma do Hospital que, mesmo estando pronta há mais de seis meses, conforme informado durante a vistoria, a direção da unidade não foi autorizada a reocupar as instalações. “Situação que tem causado graves transtornos na prestação do serviço a comunidade”, destacou.

Providências

Com as informações levantadas, o Nuamac de Dianópolis irá atuar para que os gestores responsáveis por cada unidade tomem as providências necessárias para sanar as irregularidades.

WhatsApp Image 2022-05-14 at 19.43.05
WhatsApp Image 2022-03-28 at 14.50.12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.