Combinado (TO): Projeto de música desperta interesse de alunos em permanecer e retornar as aulas pós pandemia

Chega a ser emocionante quando se vê o resultado e o estrondoso impacto da educação e da cultura na vida, na educação e no bem-estar de crianças, futuros cidadãos do país, em especial dentro de uma escola integral.

Este é o caso do projeto de música “Acorde, Toque, Toada Musical”, que movimentou a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado (TO), sudeste do estado, no último dia 25 de novembro.

O projeto está presente na escola desde 2021, por iniciativa do professor Valdivino Nére, licenciado em Artes visuais e em Música/UFT, também pós graduado em TEA (Transtorno do Espectro Autista/UFT).

Até então, iniciou-se como uma atividade de forma voluntária no contra turno das aulas ministradas, num período em que as escolas funcionam no formato híbrido e o servidor era lotado como professor auxiliar.

Neste período, os trabalhados apresentados ganharam boa visibilidade e aceitação na comunidade por parte dos pais, estudantes e Equipe Gestora, que viu a possibilidade de adotar esta prática no Projeto Político Pedagógico de 2022, como atividade auxiliar que pudesse ser trabalhada em parceria com as disciplinas diversificadas.

No início de janeiro deste ano o projeto foi elaborado pelo professor e encaminhado para à DRE – Arraias, que despachou para a Seduc (Secretaria de Educação do Tocantins).

De imediato, foi aprovado e autorizado a transição de contrato de professor auxiliar para PEB-1-A (Professor da Educação Básica).

As aulas de músicas tiveram início a partir de maio.

Os métodos que foram e que estão sendo adotados são a partir da iniciação musical básica, como notação musical em que trabalha o vocabulário do violão; diagrama das mãos; escala guia; nomeação de cordas de notas; formação de acordes de acordo com seus graus de escalas; formação de sequência; batidas e dedilhados musicais de acordo a cada tempo, ritmos, compasso e andamento, sempre acompanhados por canções.

Propriedades dos sons e suas características: intensidade, duração, timbre e altura. São atividades fundamentadas e baseadas por meio do método de Elliott, num conceito praxial e coletivo, trabalhado de forma teórica e pratica. 

O desenvolvimento do projeto foi extremamente prazeroso e produtivo, os relatos dos alunos, quanto coordenação pedagógicas, diretora e pais foram todos positivos trazendo a certeza de dar continuidade ao projeto.

Assim, o projeto também contribuiu com a busca ativa e a permanência na escola, vez que há relatos de alunos que só voltaram para as aulas regulares para permanecerem nas oficinas de música.

Foi possível perceber a emoção nesses momentos e nos relatos, já que o professor à frente do projeto, morador da cidade de Lavandeira havia sido transferido para o município de Combinado por perseguição política e mesmo assim não desistiu do seu trabalho, dando início a esse lindo projeto, mesmo que de forma voluntária inicialmente, mostrando que não existe trabalho perfeito, mas ele fica muito mais prazeroso quando você AMA o que faz.

Desse modo o projeto Acorde, Toque, Toada Musical tem como finalidade atender as crianças e adolescentes, visando o incentivo, a produção e conhecimentos no atendimento e no desenvolvimento cognitivo, íntegro e inclusivo.

Neste intuito, quanto o desenvolvimento do projeto foi realizado a culminância, onde as evidencias realizadas por meio de apresentações de orquestra de violão acompanhada com músicas e shows envolvendo concurso de música, e para compor a mesa de jurados o evento contou com a presença de ex-alunos do professor Valdivino, que hoje são músicos e para finalizar, os mais de 50 alunos da orquestra, tiveram além do incentivo, várias premiações, entre elas, 4 violões novos.

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