Colégio Militar de Arraias (TO) fecha o ano com rico projeto pedagógico de texto e leitura

O Colégio Militar de Arraias (TO), Colégio Jacy Alves, promoveu um riquíssimo evento pedagógico, nesta sexta-feira (8), como culminância do ano letivo, com a coordenação geral da diretora escolar, a sargento da Polícia Militar do Tocantins Flávia Dayana Pereira.

Na oportunidade foi posto em prática pelos estudantes e pelos corpo de professores o “Projeto: Leitura e Escrita, do saber ao prazer de ler e escrever”.

Com centenas de pessoas na audiência, os alunos se desdobram em lindas apresentações musicais, couvers artísticos em inglês, libras e teatro.

Um trecho da peça o Alto da Compadecida, do escritor Ariano Suassuna, foi encenada pelos atores mirins, arrancado uma enxurrada de gargalhadas e muitos aplausos, como bem fazem os personagens Xicó e João Grilo.

Os professores Adelino Machado, da Universidade do Estado de Goiás, e Samara Lima, do Instituto Federal Goiano, de Campos Belos (GO), tiveram participação especial, com poesia e a experiência de leitura, um case particular, da docente.

Adelino Machado falou de seus livros, de poesia e de sua estrada pedagógica até se tornar escritor.

Já Samara Lima contou suas aventuras com as letras, desde seus sonhos de infância, em viagens imaginárias, ao profundo estudo de línguas no mestrado.

Este jornalista fez uma palestra aula sobre os gêneros jornalísticos, a saber: notícia, reportagem, artigo, editorial e texto jornalístico literário.

O projeto também fez homenagens a diversos autores e escritores brasileiros: Ariana Suassuna (Drama), Monteiro Lobato (Conto), Maurício de Souza (Cartum), Rubem Braga (Cartum) e a este jornalista, Dinomar Miranda, (Gêneros jornalísticos – reportagem).

Ao longos dos últimos meses alunos foram divididos e estudaram os temas propostos dentro do projeto.

Ao final, eles montaram salas de exposição, chamadas de “Fábula no Prato” (6º ano); “Teatro” (7º ano), “Livros de Crônica” (9º ano) e “Reportagem/ Cartum” (9º ano).

Prestigiaram o evento o juiz da Comarca de Arraias (TO), Márcio Ricardo Ferreira Machado; o major Paulo Cesar de Oliveira Freitas, a assessora pedagógica de currículo de linguagens, formação e avaliação da aprendizagem, Michele Tomaz; o vereador Joilson, entre outros convidados.