BR-010 é pauta em rádio de Combinado (TO); “Comunidade do Mimoso tem que pensar em compensações”, diz Tõe de Xica

A Rádio Estrela, de Combinado (TO), no sudeste do estado, recebeu nesta quarta-feira (7) o ativista Antônio Ayres, conhecido como Tõe de Xica, de Arraias.

O ativista lidera o Fórum Popular pró-cidades Eixo BR-010, que na semana passada deu início às ações junto a todas as cidades que podem ser afetadas pelo desvio da BR-010 pela ponte do Rio Paranã, antes da cidade de Monte Alegre de Goiás, conforme previsto no cronograma de obras do Governo Federal.

Ele foi recebido pelo radialista Evônio Madureira, apresentador do Programa “Bom Dia Combinado”. Também participaram do encontro os vereadores Adelício, de Combinado (TO), e Edilson Rocha, de Lavandeira (TO). O jornalista Rodrigues di Souza participou por telefone.

Para a comunidade de Combinado (TO), Antônio Ayres explicou claramente quais serão todas as consequências negativas para o sudeste do Tocantins e nordeste de Goiás se a obra da BR-010 for desviada pelo sertão Kalunga, como deseja o Governo Federal, em um trecho de 140 km.

A obra vai isolar toda a região de Arraias, Conceição, Taipas, Combinado, Aurora, Campos Belos, Monte Alegre, São Domingos e Divinópolis de Goiás.

Tõe de Xica também explicou que alguns poucos beneficiados pelo desvio, como fazendeiros que possuem terras na região e a comunidade Kalunga do Mimoso, em Arraias, estão se posicionando contra o movimento Fórum Popular pró-cidades Eixo BR-010 por pensar apenas em benefícios pessoais.

“É hora de pensar no coletivo e não no benefício pessoal. Temos que também pensar nas compensações. O que essas comunidades precisam?

Melhor acesso, como pontes e estradas? Então, ao invés de gastar um bilhão de reais em uma nova estrada de BR, por que não compensar essas comunidades com obras?”, disse ele.

Acompanhe parte da entrevista.

@dinomarmiranda597

BR-010 e Comunidade Mimoso são pautas da Rádio Estrela de Combinado

♬ som original – dinomar miranda