Estudos reafirmam combinações de imunoterapia com quimioterapia para o tratamento de diferentes subtipos de câncer de pulmão
- On:
- 0 comentário
A Roche anunciou nesta semana, no World Conference on Lung Cancer (WCLC), principal congresso sobre câncer de pulmão do mundo, as conclusões positivas de dois estudos de fase III, IMpower132 e IMpower133, que testaram combinações de imunoterapia com Tecentriq® (atezolizumabe) para tratamento do câncer de pulmão, doença com uma das maiores taxas de mortalidade no mundo.
As novas combinações visam aumentar as taxas de controle da doença a longo prazo, através da modulação do sistema imunológico do próprio paciente.
Já no caso da doença extensa de câncer de pulmão de pequenas células – isto é, quando o tumor se espalha para o outro pulmão, gânglios linfáticos ou outros órgãos –, o IMpower133 apontou que a combinação de atezolizumabe com quimioterapia à base de carboplatina e etoposídeo aumentou significativamente a sobrevida global dos pacientes participantes – de 10,3 meses para 12,3 meses em relação à quimioterapia. Há mais de 20 anos não havia um resultado positivo para esse tipo de tumor.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Cãncer) ¹, os diagnósticos do câncer das vias respiratórias crescem cada vez mais – estimam-se 31.270 novos casos para cada ano do biênio 2018-2019¹.
¹ Fonte: Instituto Nacional de Câncer – Estimativa biênio 2018 -2019