Artigo: Depressão, uma perda de si mesmo
Por Lívia Geralda Queiroz,
Há um certo tempo especialistas e pesquisas científicas vêm apontando a depressão como sendo o mal deste século.
A maioria de nós já ouviu falar ou conhece alguém que sofreu ou sofre com essa doença. Porém, a nossa sensibilidade e entendimento não são capazes de perceber as entranhas dessa enfermidade.
Devo admitir, a partir de minha própria experiência, que somente quem vivência essa situação é capaz, realmente, de entender a amplitude e a profundidade do vazio que nos envolve e domina, levando-nos a perder a consciência de quem somos.
Tenho orgulho em dizer que sou uma pessoa de fé, cuja a mesma foi testada várias vezes e fortalecida na mesma proporção.
É um caminho obscuro, tenebroso, no qual a escuridão vai preenchendo cada espaço e dominando cada parte do nosso ser. A impressão que temos é que, não há saída, não existe solução, só nos resta afundar cada vez mais num mar de incertezas, num abismo, no qual nosso “eu” não existe mais.
Apesar de todos esses percalços, de toda angústia, existe solução. É preciso encontrar a pouca força que nos resta e buscar ajuda.
Despertemos nossas consciências para ajudar a nós mesmos e aos outros. Existe saída para a depressão. Procure um psiquiatra.
(Lívia Geralda Queiroz)
¹ https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/o-papel-do-psiquiatra-com-o-cuidado-a-saude-mental/51762
² https://hypescience.com/por-que-devemos-parar-de-usar-a-frase-cometeu-suicidio/