Fotógrafo de Brasília lança romance sobre garimpo na Chapada dos Veadeiros
- On:
- 0 comentário
Ao longo das 170 páginas do mais novo livro, o fotógrafo brasiliense Jorge Oliveira Junior faz um mergulho nas memórias do tempo de garimpo na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO).
“Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros” faz o leitor reviver o sonho de muitos garimpeiros, de ficar rico em meio ao ambiente rústico do interior de Goiás. Além de Brasília, a obra também vai ser lançada na Chapada ainda nesta semana.
“Apaixonado pela região, pelas pessoas e paisagens”, como costuma se descrever, o fotógrafo, professor e, agora escritor, usa a década de 1940 como pano de fundo da história.
Para escrever o romance, o autor reuniu depoimentos escritos e orais de antigos moradores e garimpeiros, além de artigos científicos e literatura da época. A produção começou em 2015, conta.
O autor
Jorge Oliveira Junior nasceu em Brasília em 1974. É pós-graduado em educação profissional e em geografia, e atua como professor há mais de 20 anos.
Fotógrafo profissional desde 2007, Jorge foi premiado pela Agência Magnum Photography/Lens Culture e pela Sociedade Fluminense de Fotografia. Ele também acumula outros prêmios conquistados ao longo da carreira.
Além do mais recente livro sobre o garimpo, o artista também é autor de outras três obras, sobre educação no Brasil e sobre o cerrado.