Ciência e conhecimento: o Sol é uma bola de fogo? não, a ciência explica
O Sol é quem dá vida à terra, às florestas, aos animais, aos homens.
Portanto o Sol NÃO é uma “bola de fogo”, na qual a energia liberada é provinda de reações químicas e físicas como a combustão envolvendo o oxigênio, mas sim de reações nucleares!
Depois se descobriu que ele era apenas mais um corpo celeste no espaço e alguns desconfiavam que ele na verdade era uma grande bola de carvão, mas estavam errados, pois se assim fosse, o Sol duraria apenas 100 anos antes de consumir todo seu combustível.
Como o Sol funciona?
Antigamente, acreditava-se que o processo de geração da energia do Sol era baseado nas reações químicas tradicionais, provenientes da queima de matéria.
Sabemos também que a pressão aumenta com a profundidade. Quando mergulharmos dois ou 3 metros dentro de uma piscina percebemos claramente o aumento da pressão em nossos ouvidos.
O Sol é formado basicamente por hidrogênio, que ao ser submetido a essa gigantesca pressão, chega a atingir temperaturas de até 15 milhões de graus.
Como dissemos, só no século 20 os cientistas atingiram conhecimentos teóricos necessários para compreender esse mecanismo e estabelecer uma teoria a respeito de como Sol produz e irradia essa energia.
O Sol vai acabar? sim, vai morrer…daqui bilhões de anos
O Sol brilha há pelo menos 4.5 bilhões de anos e ainda tem hidrogênio suficiente para queimar por mais 10 bilhões de anos.
Mais tarde, o centro do Sol se tornará ainda mais quente, o suficiente para transformar o hélio em carbono.