Itertins realiza ação em Taguatinga (TO) para entrega de mais de 50 títulos 

A articulação tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores de Taguatinga que não têm condições de se deslocar até a Capital para receber seus documentos

Possibilitando aos moradores de Taguatinga o acesso aos seus títulos definitivos, a equipe técnica do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) se deslocou ao município para realizar a entrega de 55 títulos definitivos. Os trabalhos contam com o suporte logístico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O presidente do Itertins, Ruivaldo Fontoura, destacou a ação como necessária para garantir acessibilidade e atendimento humanizado aos tocantinenses que vivem longe da capital.

“A regularização fundiária é um passo fundamental para garantir segurança jurídica aos cidadãos, e promover o desenvolvimento rural é uma das políticas prioritárias do governador Wanderlei Barbosa. Sabemos que muitas famílias do interior enfrentam dificuldades para se deslocar até a capital em busca de atendimento, por isso, o Itertins vai até os municípios, porque acreditamos que é nosso dever garantir um atendimento digno, próximo e acessível a todos”, pontuou.

O morador de Taguatinga, João Batista Moreira, divide o terreno com seus 11 irmãos. Nesta sexta, 07, ele foi uma das pessoas contempladas com seu título, e comemorou:

“Ontem eu estava conversando com um rapaz sobre a importância de um título. O meu vizinho tinha uma terra muito menor que a minha, mas valia muito mais porque era titulada. Por isso que eu lutei para “pegar” esse título por tanto tempo, mas Deus usou o governador e a equipe do Itertins para essa ajuda às pessoas. Isso é uma bênção de Deus”, celebrou.

Já Alenice Vieira expressou gratidão pela atuação da equipe técnica do Itertins no município. “Tô tão feliz. Há tanto tempo que a gente corre atrás e agora deu certo. E achei muito bom que vieram aqui em Taguatinga, porque ir pra Palmas é meio complicado, ainda mais depois de certa idade. Agradeço demais a vocês, que fizeram tudo pela gente”, demonstrou.

Além das entregas de documentos, a equipe também está realizando atendimentos administrativos para consultas de processos e recebimento de documentos necessários para sanar possíveis pendências em processos e títulos. Os atendimentos ocorrem na sede do Ruraltins, localizada na Praça Waldemar Carlos de França, até o dia 10 de fevereiro.

Compromisso com a segurança jurídica das terras

O Itertins entende que regularização fundiária é um passo fundamental para garantir a segurança jurídica das famílias tocantinenses, pois permite que elas exerçam plenamente seus direitos sobre a terra. Com a posse regularizada, os proprietários podem investir em suas propriedades com mais confiança, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Diante disso, há necessidade de que esses atendimentos alcancem todos os tocantinenses, portanto além dos realizados em Palmas, a equipe atua também nos municípios do interior do Estado. 

“A presença da equipe do Itertins em Taguatinga reforça o compromisso do Instituto em levar serviços de qualidade às comunidades, facilitando o acesso aos direitos fundiários e promovendo a regularização de terras no Estado do Tocantins. Além disso, não posso deixar de agradecer ao Ruraltins, que muitas vezes nos apoiam com a logística para atendimento”, pontuou o diretor de Regularização Fundiária do Tocantins, João Henrique Gonçalves.