Celg GT pode ser solução para crise energética em Goiás
O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima, se reuniram nesta terça-feira (6/8) com a bancada goiana no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir soluções para a crise energética causada pela ineficiência da Enel.
O secretário Adriano da Rocha Lima explicou que a Celg GT, que é uma geradora de energia, se encarregaria de investir também na rede de distribuição com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES).
Com esse investimento na rede, 480 megawatts seriam recuperados, dentro de uma ação emergencial.
O deputado federal José Mario Schreider também comentou a reunião, que, salientou, ocorreu no sentido de buscar uma solução, principalmente a curto prazo, para o fornecimento de energia.
A reunião com a bancada foi realizada logo após o encontro do governador com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Após as reuniões realizadas com Maia, Bento e os deputados e senadores, o governador avaliou que o Governo de Goiás está avançando na solução do caso. “Foi uma reunião extremamente produtiva.
Para o sucesso da proposta, a bancada goiana na Câmara dos Deputados e no Senado é fundamental.
O deputado federal Zacharias Calil elogiou a atitude de Caiado em envolver o governo federal.
Também participaram da reunião com o governador os deputados federais Lucas Vergílio, Célio Silveira, Elias Vaz, José Nelto, Professor Alcides, Alcides Rodrigues, João Campos, Glaustin da Fokus, Adriano do Baldy e José Mário Schreiner, além do senador Vanderlan Cardoso.