Dianópolis (TO) completa 135 anos; prefeitura organizou evento festivo com programação cultural
Dianópolis, sudeste do Tocantins, completou 135 anos de emancipação política na última segunda-feira (26).
Em 1854, o arraial já era distrito, sendo elevado à categoria de vila em 26 de agosto de 1884, data esta considerada como de sua fundação, sendo instalado a 1 de janeiro de 1885.
Com fatos históricos narrados por poetas, escritores, autoridades da cidade, Dianópolis passou a construir sua história, pelas mãos de famílias que se uniram com o objetivo de transformar o arraial, em uma cidade, que hoje é referência no Sudeste do Tocantins.
Com um passado de lutas, marcado também pela dor, Dianópolis foi alcançando espaço, tornando-se a “Princesinha do Sudeste”, a Terra das Dianas.
Além de sua história de luta e exploração do ouro, Dianópolis foi crescendo e conquistando espaços no Sudeste do Tocantins.
O que se sabe é que Dianópolis, com seus 135 anos, alcança agora um espaço que vai alavancar ainda mais sua economia por meio do turismo. As Serras Gerais, já é o cartão postal do Sudeste e a Terra das Dianas, se torna o portal de entrada do mais novo trade turístico do país, abrindo suas portas para o mundo.
Para celebrar os 135 anos da Terra das Dianas, a prefeitura da cidade, organizou um evento festivo, com programação cultural, lançamento de obras, shows, entretenimento, atividades esportivas.
Programação
Durante três dias, dianopolinos e cidades vizinhas participaram das festividades em comemoração aos 135 anos da “Capital do Mundo”. Em parceria com o Sebrae, o município realizou a II edição da Feira “Dianópolis TEM”.
A Feira, teve como objetivo evidenciar as potencialidades do município, com exposição dos produtos regionais, turismo, arte e cultura da cidade.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, com visita do prefeito, Padre Gleibson Moreira e da gerente regional do Sebrae, Fabiola Wolney, aos estandes. “Mais uma vez, a Feira foi um sucesso e isso mostra que estamos no caminho certo.
Os shows, de Mirindinhas, Alex e Matielo e Khrys França, animou o público que contou também com apresentação da Banda Municipal, Bento Jacinto e escolas municipais, com recital de poesias e canto. No sábado, a animação ficou por conta dos artistas da casa, que deram um verdadeiro “show”, em quatro participações com as bandas “Nosso Som, “Forró Pileke”, Banda Jaé e Deivinho.
A programação contou também com a “Semana Cultural”, com realização da Secretária Municipal de Educação e participação das escolas da rede.
Na madrugada desta segunda-feira, os dianopolinos foram acordados ao som da Banda Municipal, Bento Jacinto, que realizou alvorada festiva, às 5h.
Ao final da celebração, o pároco, Padre Thiago Messias, proferiu a benção sobre os fiéis, abençoando em seguida a Praça da Capelinha, que foi revitalizada recentemente, por meio de recurso do Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura.
Na sexta-feira, a Prefeitura realizou solenidade de abertura de um polo da Universidade da Maturidade (UMA).
O evento contou também com programação para o público infantil, com o “Trenzinho da Alegria”, que transportou as crianças em passeios pela cidade, durante os dias de festa.
Zona Rural
Nesta terça-feira, a Prefeitura em parceria com as secretarias municipais, dará início a uma programação em comemoração aos 135 anos da cidade, voltada para as comunidades rurais, com atendimento médico, odontológico, realização de palestras, exames, cadastro único, atividades esportivas e recuperação de estradas.