Diabetes: doença silenciosa com efeitos devastadores
Por Jefferson Victor,
Diabetes é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas pelo mundo. Muitos têm e não sabem, outros sabem e não tratam adequadamente.
O diabetes tipo um é aquele que se tem ainda criança ou adolescente. O tipo dois normalmente é acometido na idade adulta, após os quarenta anos, geralmente por fator genético.
Existe também diabetes gestacional, aparece no período da gravidez, o que exige um tratamento imediato as vezes até com o uso de insulina e deixa de existir após o parto.
Essa doença pode afetar pessoas com predisposição pelo histórico familiar, obesidade, maus hábitos alimentares e até mesmo o sedentarismo.
Sua detecção é através de exame de sangue em jejum, o qual quantifica a proporção de açúcar existente na corrente sanguínea.
Até 99 é considerado normal, acima disto já é um fator de preocupação, pode ser pré diabético ou com grande tendência.
Mesmo com histórico familiar, tendo uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, ingestão de pouco carboidratos e açúcar, pode-se viver livre desse mal.
Seus efeitos são devastadores, causam hipertensão, problemas cardíacos, tais como insuficiência cardíaca aumento do volume do coração, entupimento de artérias, problemas na visão, além de outras enfermidades.
Os sintomas mais comuns são: sede acima do normal, emagrecimento repentino, aumento da vontade de urinar, vista escura.
A insuficiência cardíaca gera o acúmulo de líquido pelo corpo, causa inchaço das pernas, aumento do volume da barriga, tosse, principalmente ao deitar, já que os pulmões ficam encharcados causando falta de ar e desconforto.
Isto compromete vários órgãos, principalmente fígado e até mesmo paralização dos rins, deixando a pessoa dependente de hemodiálise.
O tratamento da insuficiência requer uso de diuréticos intravenosos, fisioterapia entre outros.
O diabetes não tem cura, e os seus efeitos na maioria são irreversíveis, principalmente a cegueira.
O que se tem é um controle da doença com medicamentos específicos e, nos casos mais agudos, o uso de insulina, já que o pâncreas, órgão responsável por essa substância, diminui ou para de produzir.
O uso exagerado de doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas tendem a agravar o quadro da pessoa diabética.
A neuropatia é uma doença proveniente do diabetes descontrolado, gera dor insuportável nos pés, é a principal causa de amputação dos membros inferiores.
O pé diabético traz dormência, falta de circulação sanguínea, formigamento, queimação e pode ferir sem que o indivíduo sinta.
Pode causar infecção do ferimento e dificuldade de cicatrização, isto, devido o excesso de açúcar no sangue e pouca irrigação.
Quem tem propensão deve procurar logo cedo o médico.
Existe exame onde o paciente ingere açúcar em grandes quantidades e tira sangue a cada duas horas, nele se detecta ou descarta a tendência de vir a contrair diabetes quando adulto.
Este texto traz de forma sintetizada o que é diabetes, são termos comuns para melhor entendimento.
Quem quiser aprofundar deve procurar literaturas médicas ou sites apropriados.