A convite de Caiado, ministro da Cidadania lança em Cavalcante (GO) programa federal inédito no País
Por Roberto Nabofarzan,
“São mais de dez ações que envolvem diversas áreas do ministério, como esporte, cultura e assistência social, e vamos direcionar para aqueles municípios que mais precisam.
“O Nordeste Goiano é nossa prioridade número um.
Ao recepcionar Osmar Torres, Ronaldo Caiado fez questão de reforçar que o compromisso da sua gestão é acabar com as desigualdades regionais no Estado.
Presente na solenidade, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, adiantou que os técnicos da Pasta Federal estarão nos próximos dias em Cavalcante para fazer o levantamento das vulnerabilidades e demandas da população.
Prefeito do município, Josemar Saraiva disse que o orçamento do Executivo local é limitado para investir nas principais demandas da população.
Acompanhado do vereador Serginho, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, voltou a cobrar do governador Ronaldo Caiado demandas como a liberação do aeroporto, o calçamento das ruas do distrito de São Jorge, o levantamento do greid na GO 239, sentido Nova Roma (estrada do Sertão), além de se inteirar dos detalhes para inclusão do município nas ações do Projeto Rondon no biênio 2020/2021.
Vulnerabilidade
Logo após a primeira reunião com o ministro e prefeitos, o governador se dirigiu para a Câmara Municipal.
“Não trabalhamos mais com achismos e não usamos mais apenas um fator, que era a renda. É preciso avaliar itens como educação e também a estrutura das moradias, saber se têm o mínimo de condições de salubridade”, explicou o governador.
O primeiro diagnóstico do IMB apontou Cavalcante como a cidade mais carente do Estado.
“Eu estou hoje em um dos oito municípios onde perdi a eleição no ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, aproveitou a oportunidade para comentar sobre o mutirão que a pasta realizou em Cavalcante na semana passada.
Projeto Rondon
Dois coordenadores do Projeto Rondon, o vice-almirante Barros Coutinho e o coronel Marcelo Martins, também estiveram em Cavalcante.
Ao final do dia, o governador participou da aula inaugural do projeto de alfabetização de jovens e adultos de Cavalcante, iniciativa do Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e que tem como braço executor a Secretaria Estadual da Educação.
Caiado ainda se reuniu com empresários e comerciantes da cidade para ouvi-los e dar encaminhamento às principais demandas da população.
Acompanharam o governador na agenda em Cavalcante os secretários estaduais Edival Lourenço (Cultura), Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Valéria Torres (Comunicação), Fátima Gavioli (Educação) e Andréa Vulcanis (Meio Ambiente).
Participaram ainda dos compromissos os prefeitos de Teresina, Colinas do Sul, Monte Alegre, São João d’Aliança, Alto Paraíso e Posse, além do presidente da Associação dos Kalunga, Vilmar de Souza, lideranças religiosas, políticas e comunitárias.