Conselheiros do Parque e da APA Jalapão decidem criar grupo de trabalho para discutir ações socioambientais

Depois de três dias de muito diálogo, os membros da 8ª reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e da 16ª reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (Copej) concluíram no sábado, 29, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em Mateiros, a reunião integrada dos dois foros.

Do saldo das reuniões, entre moções e recomendações, foram encaminhadas as seguintes propostas: criação de grupo de trabalho para discutir ações socioambientais nas comunidades quilombolas e o manejo da visitação em atrativos naturais; levantamento de temas para elaboração do plano de ação dos conselhos; revisão e aprovação do Regimento Interno dos dois Conselhos, entre outros.

A presidente do Conselho da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, avaliou a reunião integrada como positiva e produtiva.

Segundo ela, foi uma oportunidade não só de socialização entre os membros dos conselhos, mas também de encaminhamentos de demandas trazidas por eles. “Falamos também sobre a celebração do aniversário da APA do Jalapão, que nesta segunda-feira comemora 23 de criação.

Rejane Nunes destacou a importância dos Conselhos para a comunidade e para as Unidades de Conservação (UCs), reforçando o papel deles como meio de integração das áreas protegidas com a sociedade local.

“Os conselhos são importantes espaços democráticos de discussão dos desafios e demandas socioambientais das UCs”, frisou.

Deixe um comentário