Cine Goiás Itinerante marca presença em Flores de Goiás e Colinas do Sul nesta semana

Projeto da Secult leva sessões gratuitas de cinema a cidades do interior do estado. Filmes exibidos têm temática ambiental, apresentações começam nesta segunda-feira (10/07)

O projeto Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chega a Flores de Goiás e Colinas no Sul nesta semana. Em Flores de Goiás, as exibições acontecem entre 10 e 12 de julho.

As sessões gratuitas de cinema serão realizadas no auditório da Câmara de Vereadores, na praça principal da cidade e nas praças de bairros.

Os horários serão divididos em três turnos: matutino, das 8h às 11h, vespertino, das 13h às 16h, e noturno, das 19h às 21h.

Os filmes escolhidos são de temáticas ambientais, tais como: Meninos Verdes, A chegada de Aninha e Água me poupe.

Na sequência, a trupe do Cine Itinerante chega a Colinas do Sul, a 395 km de Goiânia, de 12 a 15 de julho, dentro da programação das festividades da Caçada da Rainha.

Caçada da Rainha

A Caçada da Rainha acontece há meio século reunindo religiosidade e importantes fatos da história do Brasil. A origem da celebração resultou do medo que a Princesa Isabel teve de desagradar o pai, Pedro II, depois de assinar a Lei Áurea, libertando os escravos.

Assim que soube que o imperador estava vindo de Portugal para o Brasil, a princesa reuniu sua comitiva e se escondeu na mata. Quando soube que a filha havia fugido, Pedro II preparou outra comitiva para procurar Isabel.

Ao saberem da notícia, os escravos fizeram uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa.

Cine Itinerante
O Cine Goiás Itinerante tem levado, mensalmente, entretenimento por meio do cinema para alunos das redes municipais e estadual de ensino do interior e para a população mais vulnerável. Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.

No programa são exibidos filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.

Gestores municipais que tenham interesse em realizar a exibição de filmes em suas cidades devem enviar ofício para o e-mail cineculturaitinerante@gmail.com.

Deixe um comentário