Inaugurada nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

A nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), batizada como Palácio Maguito Vilela, foi entregue à população nesta quarta-feira (27).

O Palácio é um marco na história do Legislativo goiano ao trazer mais qualidade de atendimento, em um ambiente moderno, acessível e condizente com a realidade do estado de Goiás. Além disso, a finalização é uma conquista após 17 anos do início dos trabalhos.

A construção da nova sede, localizada no Park Lozandes, em Goiânia, começou em 2005 e foi paralisada por três vezes, a última delas em 2015, com a rescisão do contrato com a construtora anterior.

Assim, a obra permaneceu paralisada por aproximadamente quatro anos.

A construção foi retomada em 2019, na gestão de Lissauer Vieira (PSB), que se comprometeu com a garantia de que os recursos, anteriormente empregados, não seriam desperdiçados pela possibilidade de deterioração das estruturas, e também com a readequação do projeto, em relação às novas normas ambientais, de segurança e remodelação financeira, para viabilizar a conclusão. 

Em fevereiro de 2019, a ordem de serviço para a retomada foi assinada, dando início a execução de novo contrato, desta vez com a Construtora JL. O montante investido é de R$ 125,6 milhões. Deste então, a obra seguiu em ritmo acelerado para a conclusão.

Hoje, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Socais (GPS), Gracinha Caiado, participaram, da inauguração oficial da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Palácio Maguito Vilela.

O prédio está em funcionamento desde março, e é onde são realizadas as sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões de comissões e atividades administrativas do legislativo estadual.

“Nada nos orgulha mais do que vermos a boa utilização do dinheiro público e termos agora a casa do povo com essa arquitetura moderna e atual”, disse Caiado.

Ao lado do presidente da Alego, Lissauer Vieira, o governador acompanhou a entrega da galeria dos ex-presidentes e o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura. Na sequência, os participantes do evento percorreram as instalações do novo prédio. “A casa é digna de seu povo, projetada para dar agilidade aos parlamentares, recepcionar lideranças e pessoas que venham de qualquer canto de Goiás”, completou o governador.

“Esta obra fica para a história. O parlamento representa cada município do Estado de Goiás, com homens e mulheres pautando matérias que vão impactar a vida da população com equilíbrio e moderação, sempre buscando o melhor pra sociedade”, disse Lissauer.

Ainda, o presidente da Alego agradeceu aos servidores e colaboradores que se empenharam para a construção do prédio. Uma placa será confeccionada com o nome de cada um que “assentou um tijolinho aqui e contribuiu para a democracia de Goiás”, disse o deputado.

Homenagem
A denominação do novo prédio presta homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da Covid-19. Durante o evento, foi inaugurado um busto do líder político goiano, instalado em frente à entrada principal da Casa Legislativa.

Representando a família de Maguito, Vanessa Carvalho Vilela, ao lado do ex-deputado Daniel Vilela, falou da honra de ter o nome do pai na nova sede da Alego. “Nada mais emblemático e significativo que esta homenagem, com seu nome batizando a casa do povo, onde ele se projetou para Goiás e para o Brasil”.

Novo prédio
A nova estrutura tem mais de 44 mil m² de área construída e está equipada, entre outros itens, com salas de comissões e de reuniões; gabinetes para os deputados estaduais e estacionamento com mais de 1.000 vagas. A galeria tem capacidade para receber 200 pessoas e o auditório, 600 pessoas. O Palácio Maguito Vilela também possui área para atendimento de saúde, Escola do Legislativo e restaurante-escola. A construção da nova sede teve início em 2005.

“É uma grande satisfação ter hoje a Assembleia, o grande espaço do nosso Estado, ao lado do Paço Municipal”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Integrante de chapa eleitoral na disputa pela prefeitura, o prefeito relembrou a brilhante trajetória de Vilela: “Maguito marcou Aparecida e, com certeza, marcaria Goiânia também”.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos França, a inauguração é um marco para a democracia goiana. “Com essa nova sede, a casa de leis poderá atender melhor a população e prestar ainda melhor serviço a Goiás”, disse França.

Estiveram presentes à inauguração da nova sede da Alego os desembargadores Anderson Máximo e Itamar Lima; o procurador-geral de Justiça Aylton Vechi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Fernandes e o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Goiás, Sebastião Tejota. Ainda, compareceram a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita de Lima; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox e o presidente da Federação do Comércio de Goiás, Marcelo Baiochi.

Nova estrutura

O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa.

O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas.

A estrutura conta ainda com uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.

Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior – Alfredo Nasser – era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado. Questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.

O cuidado com a sustentabilidade também é uma referência: o prédio conta com sistema de captação de água gerada pelo sistema de ar-condicionado e da chuva; área permeável e 20 caixas de recarga; uso de ventilação e iluminação natural em áreas comuns, reduzindo consumo de energia; e estrutura para coleta seletiva e separação total de resíduos. 

Deixe um comentário