Sangue de Campos Belos (GO) brilha na Itália em mundial de iatismo
Uma pequena ítalo-brasileira, de apenas 13 anos, com sangue de Campos Belos (GO) tem ,brilhado no iatismo europeu e mundial, tornando-se uma bela promessa do esporte à vela da Itália, aquele país amigo.
Mavie Santos Ceccarelli é filha de Geralda Bidó e sobrinha de Antônio Carlos Bidó, o Secretário de Infraestrutura de Campos Belos.
O parceiro de Mavie é Niccolò Giomarelli, ambos nascidos em 2007 e com menos de catorze anos, estão participando do campeonato mundial de vela O’pen Skiff, que está ocorrendo entre os dias 10 a 17 de julho em Calasetta, na Sardenha, uma grande ilha italiana no mar Mediterrâneo.
Serão 234 jovens que estão disputando o título mundial Sub 13 e Sub 17, no Campeonato Mundial adiado em 2020 devido à pandemia de Covid e imediatamente realocado para 2021 à cidade de Sulcis.
O evento, inserido numa Sail Week, decorre sob a égide da classe internacional e italiana O’pen Skiff e com a colaboração da Liga Naval Italiana, secção Sulcis, Tahe Outdoors France, Região Autónoma da Sardenha, Fundação da Sardenha e o Município de Calasetta.
É a terceira vez que a Itália acolhe a prestigiada competição, a máxima comparação para uma frota que cresce rapidamente a nível internacional. Em 2013 e 2016, o título mundial estava em disputa no Lago de Garda. Já a última edição foi realizada em janeiro de 2019 na Nova Zelândia.
O Open Skiff
Lançado em 2006, como alternativa ao clássico drift propedêutico Optimist, o Open Skiff foi logo introduzido nas escolas de vela de todo o mundo pela sua praticidade e velocidade, graças ao seu casco fino e quase plano.
Em poucos anos, ele fez uma escalada autêntica, povoando clubes de vela em toda a Europa, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia com suas velas brancas e vermelhas.
De lá para as regatas, o passo foi curto: hoje, só na Itália a classe competitiva – que desde outubro passado também assumiu o RS Aero – conta com mais de 250 unidades, lideradas por crianças e jovens de 9 a 17 anos. , dividido nas categorias Prime, Menores de 13 anos (nascidos entre 2009 e 2012) e Menores de 17 (2005-2008).
O PROGRAMA
O evento foi inaugurado no sábado e domingo pela Calasetta International Cup, aquecimento do Mundial que será combinado com a quinta etapa do circuito nacional RS Aero, com a participação de vinte equipes. Entre eles, Leopoldo Sirolli, líder do ranking nacional, e Davide Mulas, campeão mundial do Under 17 O’pen Skiff 2019.
Oito testes estão planejados para o último e seis para o O’pen Skiff.
Esta segunda-feira é dedicada à tonelagem das embarcações que participam no Campeonato do Mundo, que terá início oficialmente na terça-feira.
O primeiro sinal de largada (12 horas) dará início à série de corridas entre as bóias. Quatorze, os testes programados, no máximo quatro por dia.
Ao final do sexto teste de frota, a classificação provisória será cortada: os primeiros oitenta timoneiros se fundirão na Frota de Ouro, que continuará sua corrida em direção ao título. Os demais participantes irão compor a Frota de Prata.
Na disputa das quatro primeiras provas, assumirá a lacuna que permitirá aos participantes eliminar o pior resultado. O mesmo acontecerá após a oitava rodada.
Existem dois campos de regata possíveis: em frente à praia de Sottotorre e em frente à praia de Cussorgia. Devido ao posicionamento, ambos vão oferecer o público em terra para acompanhar o espetáculo que será encenado no mar.
Serão premiados os cinco primeiros Sub 13 e Sub 17, os primeiros classificados de cada grupo irão para o título mundial.
OS MEMBROS.
É a Itália que desempenha a parte do leão na lista de inscritos provisórios, que até agora tem 234 timoneiros de dez nações. Mais da metade, na verdade, vem da península.
A estes se somam tripulações dos Estados Unidos, Brasil, Nova Zelândia, Índia, Hungria, Ucrânia, França, Polônia e Alemanha. Destes, 77 lutarão pelo título de Sub 13, enquanto 157 lutarão para ser coroados Campeões Mundiais de Sub 17.
Sempre 157, eles são meninos enquanto 77 meninas. No início, também o atual campeão italiano de Sub-17, Manuel De Felice (LNI Monte di Procida)
“Após mais de um ano de hiato, a classe O’pen Skiff está de volta aos campos de regata, com a maior prova desde o seu nascimento”, sublinha Guido Sirolli, presidente da classe italiana O’pen Skiff, “Apesar da pandemia, a classe cresceu, marcando números muito importantes, especialmente na Itália onde ultrapassamos 250 unidades, entre O’pen Skiff e RS Aero, o que representa a continuação natural da atividade single-player.
A Sardenha “, continua ele,” é um campo desafiador, que oferece muito vento: para os nossos timoneiros, este Campeonato do Mundo no início será um bom teste “
FONTE e FOTO: O’pen Skiff Italia