Excelente iniciativa: presos de Arraias (TO) fazem limpeza da delegacia de polícia local
Os presos de Arraias (TO) sempre tem feito várias atividades extra grades, como aula e trabalhos em áreas públicas.
O projeto, que deve ser um exemplo, tem o objetivo de desenvolver habilidades por meio de atividades laborais, pessoas privadas de liberdade.
Nesta semana, os presos realizaram a limpeza do espaço externo da Delegacia de Polícia Civil de Arraias, por meio do Programa Reeduca Tocantins.
A ação de limpeza contou com a participação de quatro pessoas privadas de liberdade e incluiu a roçagem de todo o terreno e retirada de entulho. Além de colaborar com a manutenção de órgão público, os custodiados terão remição de pena por trabalho, como é garantido pela Lei de Execução Penal (LEP).
Segundo o chefe da unidade, Myller Bispo, a limpeza realizada na Delegacia é só uma das inúmeras ações executadas por meio do Programa Reeduca Tocantins no município.
“Além da roçagem e limpeza, a Delegacia de Polícia foi totalmente reformada com mão de obra carcerária. Também já prestamos serviço no Colégio Estadual Silva Dourado e temos parcerias agendadas com o Colégio Militar da cidade, aguardando somente data para que os reeducandos pintem a escola”, explicou.
O chefe da Unidade ainda ressalta a importância de oportunizar trabalho aos custodiados por meio da manutenção de órgãos públicos.
“Com o Reeduca Tocantins, damos oportunidade de ressocialização a pessoas em privação de liberdade através do trabalho, além de ser uma maneira de servir a sociedade de forma direta e indiretamente”, destacou.
Para o custodiado D. A. C., que participou da limpeza realizada na Delegacia e de outras atividades de trabalho, é satisfatório contribuir com a preservação e manutenção de órgãos públicos.
“Para mim é uma satisfação poder contribuir e deixar o lugar mais bonito, sem contar que é uma oportunidade muito boa que a Unidade nos dá para podermos ser útil dentro do sistema”, afirma.
Reeduca Tocantins
O Reeduca Tocantins é um programa do Governo do Estado, com foco em projetos de ressocialização. As ações são relacionadas às atividades laborais desenvolvidas por pessoas privadas de liberdade com a finalidade de remição de pena.