Estudante universitário faz obra de arte interventiva para chamar atenção para a precária situação dos rios e córregos da Campos Belos (GO)
Um jovem estudante universitário de Campos Belos (GO), desgostoso e preocupado com a degradação ambiental, não só na sua cidade, como em todo o mundo, resolveu fazer uma intervenção artística e a expôs em um terreno baldio da cidade, próximo a um dos mais perenes córregos da cidade, o Ferrerinha.
“Elaborei uma intervenção artística em forma de protesto, após realizar inspeções sobre os córregos e perceber acumulo de lixo, erosões e entulhos em alguns pontos. Moradores relataram entupimento dos bueiros em períodos chuvosos a água represa invadindo comércios e residências”, disse.
Edivaldo Almeida Filho é estudante acadêmico do 8º período do curso de Licenciatura
em Educação do Campo com habilitações em Artes Visuais e Música da Universidade Federal
do Tocantins – UFT, em Arraias.
Ele conta que acredita que a sua ação vai promover atos de conscientização da população local por um
consumo consciente e descarte adequado dos resíduos sólidos,.
“Até mesmo serviços de reciclagem e medidas ambientais por parte do poder público local na recuperação de áreas degradadas e leis ambientais que diminua os avanços da construção civil”.
Ele diz que esse conjunto de ações pode promover uma melhoria na qualidade de vida dos moradores como um todo, nas questões ambientais que impactam os modos de vida urbano. “Pequenas atitudes sobre o ecossistema diminuirá os impactos que afetam os córregos que formam rios, que abastecem os centros urbanos.”
O artista lembra que Campos Belos (GO) não está livre das mudanças climáticas e por isso tudo mundo pode e deve fazer sua parte.
“Em março de 2020, Campos Belos foi acometida por enchentes em áreas de baixo relevo no encontro de córregos que cortam a cidade, o que consequentemente causou transtornos à população. Saúde do meio ambiente: transbordando cicatrizes é um projeto que desenvolvi na disciplina educação e meio ambiente do curso de Educação do Campo da UFT e espero que tenha tocado pelo menos uma pessoa”, desabafa
Quem desejar fazer contato com o artista ativista, segue o e-mail: aedivaldo70@gmail.com
Um comentário em “Estudante universitário faz obra de arte interventiva para chamar atenção para a precária situação dos rios e córregos da Campos Belos (GO)”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
NÓS SABEMOS BEM O PAEIGO QUE ESSA SUJEIRA REPRESENTA, É QUE NOSSA CASA FOI INVADIDA PELA ÁGUA DUAS VEZES, GRAÇAS A DEUS EMBORA GRANDE O PREJUIZO FOI APENAS MATERIAL.
PERDEMOS MUITAS COISAS E A PREFEITURA NEM SE QUER PROCUROU SABER.