Secretaria Municipal de Assistência Social de Campos Belos oferece oficina de música para crianças

Por Evônio Madureira, 


A Secretária Municipal de Assistência Social de Campos Belos, Karinna Costa, e sua competente equipe de técnicos, assistentes sociais e psicólogos, executam o projeto de oficinas por meio do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – criado para substituir o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, serviço para idosos. 


O projeto SCFV atende mais de 180 indivíduos acompanhados por orientadoras e técnicas de referência: Akeib Evangelista, Assistente Social, Josefina Oliveira e Mariza Alencar Psicólogas, que trabalham atividades lúdicas, educativas, profissionais e trabalhando com temas transversais resultando em cidadãos éticos e moral.


As aulas de Flauta doce 






O projeto  “Flauta Doce” doce é um grande exemplo e merece aplausos de toda a comunidade. Ele atende 50 alunos divididos em dois turnos de 25. 


Segundo a professor Rondilene Santiago, as aulas são realizadas em grupos pequenos porque o ensino coletivo ajuda a desenvolver muitos aspectos musicais e extra musicais, como aprender com as dificuldades e erros do colega; o autocontrole para aguardar e ouvir o colega tocar; o som produzido pelo grupo e a variação de momentos solistas, enfim, a aprendizagem coletiva traz inúmeras vantagens ao aprendizado musical neste caso. 


Os alunos aprendem a tocar o instrumento desde as primeiras aulas com a técnica devida- postura corporal, articulação, por exemplo. 


O projeto conta com o apoio voluntário do professor de música Emanuel do Nascimento Júnior – Sub Tenente da Banda da Polícia Militar – 1ª. CIPM de Arraias (TO). 


Os alunos mais adiantados se apresentam em eventos culturais da cidade. 


A última apresentação foi no encerramento do Curso de Capacitação de Conselheiros no CRAS, oferecido do IBRACE nos últimos dias 10 e 11 de março.


Os alunos e alunas emocionaram a platéia tocando a música de “Aquarela” de Toquinho. Um show.  


Para o público dos Idosos, há o Projeto “Forró Melhor Idade”, que acontece com regularidade, a partir de abril (2015), duas vezes no mês, com muita música, dinâmicas, comida boa e muitas novidades. 


Os idosos também aulas de hidroginástica uma vez por mês e passeios planejados. 


Toda terça-feira há atividades de artesanato, aulas de dança e matinê.


Segundo a Secretária de Assistência Social de Campos Belos, Karinna Costa, o município tem obedecido bem a lei 8.742/93 – LOAS – Art. 2º., Parágrafo único, que determina a realização, de forma integrada, políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. 


“Nisto, é possível comprovar e constatar a eficiência da nossa equipe que recebe total apoio do prefeito Ninha”.


A Secretária Karinna Costa conta com apoio do
Assessor Técnico Renato
Ribeiro para o
sucesso dos projetos sociais do CRAS

Deixe um comentário