Ações de cidadania serão realizadas no dia 14 durante festa na comunidade calunga em Cavalcante (GO)



Será nesta sexta-feira (14/8) a participação do Ministério Público de Goiás na Festa de Nossa Senhora D’Abadia, na comunidade calunga, em Cavalcante, no Nordeste goiano. 


A mobilização dá continuidade à atuação da Promotoria de Justiça de Cavalcante na defesa dos direitos da comunidade calunga. 


Assim, está sendo programada uma série de ações de cidadania que serão desenvolvidas durante o festejo, que é tradicional na comunidade quilombola e reúne cerca de 3 mil pessoas entre os dias 13 e 15 deste mês, na comunidade de Vão de Almas.


O MP vai marcar presença por meio de um estande, que será instalado na festa, com atividades durante todo o dia 14 de agosto. 


Na programação, está prevista a exibição de filme com a temática do abuso sexual de criança e adolescentes, além da distribuição de uma cartilha sobre o tema. 


Entre as atividades voltadas para o público infantojuvenil estão ainda a contação de histórias, apresentação teatral e uma oficina de desenho. Para os que participarem das atividades, serão distribuídos brindes. 


Além disso, haverá a distribuição de brinquedos arrecadados para as crianças calungas, conseguidos a partir de uma campanha interna feita entre os integrantes do Ministério Público de Goiás.


Também será feita a exibição de fotos relacionadas ao desenvolvimento do programa Bem Educar na comunidade calunga. 


O programa, que teve início em outubro de 2011, possibilitou construir soluções coletivas, por meio de espaços conversacionais e do empoderamento social, para os problemas educacionais de Cavalcante. 


Entre as conquistas para a comunidade estiveram a construção em alvenaria do Colégio Estadual Calunga I, localizado no Vão de Almas e que antes funcionava em uma choupana improvisada. 


A nova unidade escolar possui quatro salas de aula, banheiros, água encanada, gerador de energia e bomba d’água. 


Também foi possível inserir a comunidade num sistema de transporte adequado à região, com a aquisição, pela Secretaria Estadual de Educação, de caminhonete traçada para o transporte da merenda e ônibus escolar também traçado, além de uma canoa, para o transporte de alunos em período de cheia dos rios.


Outras ações 


Na programação do evento, haverá ainda uma roda de conversa com as mulheres sobre temas como a Lei Maria de Penha, exploração sexual e do trabalho e políticas de promoção da igualdade racial. 


A psicóloga Mônica Café, da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) do MP-GO, auxiliará na condução desta atividade.


No estande do Ministério Público também estará disponível material de divulgação de campanhas como “Perigos da Net” e “Criança não é Brinquedo”, que tratam do uso responsável da internet e dos cuidados para a navegação segura. 


Por fim, serão feitos também atendimentos do projeto MP até Você, que visa levar às comunidades mais distantes o atendimento ao público, fortalecendo os vínculos do Ministério Público com a sociedade local.


Participarão, pelo Ministério Público de Goiás, a promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; o promotor de Campos Belos, Paulo Brondi, os coordenadores do Centro de Apoio Operacional da Educação, Simone Disconsi, e dos Direitos Humanos e do Cidadão, Eduardo Prego, além dos servidores da Promotoria de Justiça de Cavalcante.


Tradição 


A festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia é uma oportunidade de encontro dos integrantes da comunidade, de rever parentes e amigos, em que todos ficam hospedados nas palhoças da família em torno da capela. 


Assim, a programação religiosa conta com missas, batizados, romaria, serestas, terços, além da organização dos festejos do Rei e Rainha Nossa Senhora da Abadia e do Imperador do Divino.


Apoio do MPF 
Durante a realização das ações em Vão de Almas, também está confirmada a participação do Ministério Público Federal (MPF). 


O procurador da República Onésio Amaral, que tem atuado em conjunto com os promotores de Justiça do Nordeste goiano, vai desenvolver a quarta etapa do “Programa de Incentivo à Fiscalização dos Recursos Públicos pelo Cidadão: MP brasileiro no combate à corrupção” e da segunda etapa do “Programa Comunidade Quilombola Calunga e Respeito à Diversidade Cultural: MP brasileiro pela efetivação de direitos e contra o racismo institucional”. 


Durante a programação ele vai proferir uma palestra, no dia 14, às 14 horas, sobre o tema “Direitos Fundamentais da Comunidade Calunga”.


O Tribunal de Justiça de Goiás também terá uma programação para a festa. De hoje (10/8) a sexta-feira, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás realizará o Projeto Escuta, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. 


A Corregedoria também promoverá uma audiência pública no Vão de Almas, no dia 13 de agosto, para ouvir a população Calunga sobre os problemas enfrentados em relação ao abuso sexual. A promotora Úrsula Catarina participará da audiência.


Fonte: MPGO

Deixe um comentário