Mais Saúde para Goiás chega a Formosa (GO)



Fortalecer a Atenção Primária à Saúde em cada um dos municípios goianos é a meta do Mais Saúde para Goiás. 


O programa propõe ações efetivas para melhorar a vida de cada cidadão, institui uma nova lógica para organizar a saúde básica, estreitando as relações entre o Estado e os 246 municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão para a implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Secretaria da Saúde.


O lançamento do Programa Mais Saúde para Goiás na primeira das cinco macrorregionais de saúde acontece nesta quarta-feira, dia 9, às 9 horas, no município de Formosa, que faz parte da Macrorregião Nordeste, no Instituto Federal de Goiás em Formosa, à Rua 64, esquina com Rua 11, sem nº, Setor Parque Lago.


A Secretaria da Saúde pretende oferecer aos municípios que participarem do programa, uma estrutura básica, com laboratórios, aparelho de ultrassonografia e Raios-X, conforme as necessidades que forem detectadas e as capacitações aplicadas. 


O objetivo é fortalecer a Política de Atenção Primária à Saúde (APS), implementando ações de educação permanente e serviços para a promoção do cuidado da população em todo seu ciclo de vida.


“Até 2018, queremos alcançar uma Atenção Primária à Saúde organizada em todos os municípios, atuando como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos cidadãos, pois sabemos que 80% dos problemas de saúde podem ser evitados se houver uma atenção primária adequada”, destaca o secretário Leonardo Vilela.


Oficinas


O Mais Saúde para Goiás realizará oficinas que capacitarão os profissionais envolvidos para a realização do processo de qualificação da Atenção Primária em seus municípios. Por se tratar de um projeto de impacto, o Mais Saúde para Goiás optou por iniciar o projeto de forma gradativa, contemplando todas as macrorregiões de saúde.


Os encontros acontecerão nas cinco macrorregiões. Além deste dia 9 em Formosa, haverá oficina em 16 de setembro, em Porangatu (Macrorregião Centro-Norte), 1º de outubro, em Rio Verde (Sudeste), 15 de outubro, em Catalão (Centro Sudeste), finalizando em 20 do mesmo mês, na cidade de Goiás.


A expectativa é a capacitação técnica para todos 5.964 profissionais da atenção primária no Estado, como médicos, odontólogos, enfermeiros, auxiliares e administrativos. A estratégia é realizar as oficinas de forma descentralizada, mais próximas aos municípios, para obter maior participação de gestores e profissionais de Saúde.


Todo o trabalho é coordenado pelo Conass.“Muitos problemas de saúde que poderiam ser tratados na assistência básica são encaminhados para hospitais e redes de emergência. É isso que queremos mudar, o que representa um atendimento mais adequado à população e economia de gastos”, diz o secretário.


Fonte: Governo de Goiás 

Deixe um comentário