José Eliton recebe deputados estaduais do PSDB e presidente da sigla, Afrêni Gonçalves
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (8), deputados estaduais que compõem a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, acompanhados do presidente estadual da legenda, Afrêni Gonçalves.
Eles conheceram em detalhes as ações do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás), lançado no dia 2 de setembro pelo governador Marconi Perillo.
Estavam presentes os deputados estaduais José Vitti, Gustavo Sebba, Marquinho Palmerston, Júlio da Retífica e Manoel de Oliveira. Eles elogiaram o programa, a atuação do vice-governador à frente da pasta e também destacaram a expectativa positiva com os resultados do Inova.
O programa, coordenado pela SED, tem como objetivo promover tecnologia e a inovação nos setores público e privado ao modernizar processos produtivos e serviços prestados à população.
Durante a visita, os deputados aproveitaram para formalizar o convite para que o vice-governador se filie ao PSDB. Lisonjeado, Eliton destacou que tem “muito orgulho em presidir o Partido Progressista (PP) em Goiás” e que analisará com carinho a iniciativa da legenda.
Os deputados estaduais já têm como certa a filiação do vice-governador ao PSDB. Eles elogiaram sua capacidade de atuação política e administrativa. “José Eliton trilha um caminho natural para se tornar o nome mais provável para o processo eleitoral de 2018”, afirma o deputado José Vitti, líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Segundo Vitti, José Eliton se destaca não apenas por ser vice-governador, mas pela capacidade de gestão e de articulação. “Exemplo disso é que está à frente de uma das mais importantes secretarias do Estado, demonstrou competência quando foi gestor da Celg e nas diversas vezes em que assumiu o Governo do Estado nas ausências do governador Marconi Perillo”, afirma ele.
Para o presidente do PSDB, Afrêni Gonçalves, a provável filiação de José Eliton “fortalece qualitativamente o partido por ser homem de trabalho e articulador”. Além disso, ele abre espaços para a projeção nacional do governador Marconi Perillo.
Líder do partido na Assembleia Legislativa, Gustavo Sebba diz que José Eliton já é um aliado do PSDB e que sua filiação seria como a “cereja do bolo”. De acordo com o deputado, depois de Marconi Perillo, ele é a maior liderança do Estado e que seria “um orgulho ter as duas maiores expressões de Goiás na mesma legenda”.
Sebba concorda com Afrêni Gonçalves e ressalta que a ida do vice para o ninho tucano abre outras portas para Marconi. “Esse é um projeto maior que coloca o governador em posição estratégica no cenário nacional”, avalia.
Marquinho Palmerston, 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, engrossa o coro da base ao afirmar que José Eliton “é homem dinâmico e que vai agregar muito ao partido pela sua atuação”. Segundo ele, “o trabalho que realiza como vice-governador, poucos fizeram nesse cargo”. Acrescenta que Eliton “contribui muito com o Estado por sua atuação enquanto líder que sabe delegar poder, aglutinar e articular”.
Os deputados Mané de Oliveira e Júlio da Retífica aguardam positivamente a chegada do vice-governador ao ambiente tucano. “José Eliton agrega nos aspectos político e administrativo. Acima de tudo, ele compõe o time de confiança do governador Marconi Perillo”, diz Mané.
Júlio da Retifica observa que Eliton possui o perfil de tucano. “É uma pessoa que já tem uma afinidade muito grande com o projeto, que conquistou nosso respeito e carinho principalmente durante a campanha, quando nos acompanhou como candidatos. Ele tem demonstrado inteligência e disposição”, finaliza.
A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa ainda é composta pelos deputados Iso Moreira, representante da região Nordeste do Estado, e Nédio Leite, primeiro vice-presidente da Mesa Diretora. Ambos não participaram da reunião com o vice-governador por já terem firmado compromissos anteriores.