Arraias (TO): estudante da UFT do curso de pedagogia realizam aula de campo



Os estudantes do segundo período do curso de Pedagogia realizaram na manhã desta segunda-feira (16), a aplicação de parâmetros dos Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR’s). 


Esta atividade é parte dos conteúdos para avaliação na disciplina Educação Ambiental, ministrada pelo professor Orimar Santana. Professor e alunos organizaram juntos as atividades e preparação e aplicação dos parâmetros. 


A iniciativa contou com o apoio da coordenação do curso de pedagogia, representada pela Coordenadora Prof.ª Maria Santana Ferreira, e da professora Alice do Amaral, do curso de turismo patrimonial e socioambiental. 


Os PAR’s avaliam, de forma integrada, as características de um trecho de rio de acordo com o estado de conservação ou degradação do ambiente fluvial, visando contribuir para o manejo e conservação destes ambientes, através de parâmetros de fácil entendimento e aplicação simplificada. 


Segundo o professor Orimar Santana, o trabalho tem a pretensão de motivar a integração da comunidade no monitoramento dos recursos hídricos locais, com vistas a produzir dados que possam representar a qualidade dos ecossistemas fluviais de Arraias ao longo do tempo. 


“A apropriação do tema por parte dos estudantes vem motivando a aplicação dos PAR’s, pois eles mergulharam com profundidade na análise e adequação dos parâmetros originais à realidade local, adaptando termos e expressões que melhor expliquem a geomorfologia fluvial e as condições climáticas de nossa região”, reforça Santana. 


Fonte: UFT

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