Suicídio: psiquiatra lança site com sua história. Médica perdeu o filho há cinco anos e tem transformado o seu luto em missão
Maria Cristina De Stefano, psiquiatra e mãe de Felipe De Stefano Balster Martins, dá mais um passo em sua jornada na prevenção do suicídio e no apoio às famílias sobreviventes: o lançamento do site suicidioepidemiacalada.com.br.
“Um mundo devastado, assustador e apavorante surgiu. Eu vi a cara da morte suicida e o pior, no meu filho Felipe. Em questão de horas pensamentos novos e sentimentos atordoantes me tomaram de forma cruel.
Os dados da Organização Mundial de Saúde reforçam que é preciso falar sobre o autoextermínio.
Os quadros de Felipe mostram o agravamento de seu estado mental, com uma fase azul e outra mais obscura, com cruz, arame farpado e outros elementos pintados representando a morte.
O livro
O livro ‘Suicídio: a epidemia calada’, mesmo nome do site e da página do Facebook, traz um resumo dos três últimos anos de vida de Felipe.
A mãe e médica publicou duas edições impressas do livro e agora traz a versão virtual disponível para download por R$ 14,99.
Para dar apoio e orientação para quem perdeu alguém próximo por suicídio, evitando um ciclo mortal, Dra. Maria Cristina realiza palestras por todo o Brasil com seus relatos.
A médica afirma que os sobreviventes também precisam formar uma rede de apoio. “Como família, ficamos atônitos, confusos, transtornados e constrangidos por tal ocorrência.
Sobre a Dra. Maria Cristina De Stefano
É formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Foi médica sanitarista e professora de Saúde Pública na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Desde 1996, atua como médica psiquiatra.