Unidade Penal de Dianópolis (TO) e Unitins iniciam curso de hidroponia para custodiados

A Unidade Penal Regional de Dianópolis (TO), sudeste do estado, tem focado diariamente em ações que invistam no cumprimento da pena mais humanizada, focando na saúde, profissionalização e no convívio social entre os custodiados.

Para isso, abriu as portas para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com o Projeto de Extensão “Reintegração e Transformação: uma ação de extensão para redução da reincidência no município de Dianópolis”, do curso de Direito.

Na última semana, iniciou-se a oferta do curso de hidroponia para custodiados, que trata do cultivo de hortaliças utilizando água enriquecida com nutrientes, e o uso de estufas sob o controle ideal da reposição de substratos, iluminação e outros aspectos necessários para um plantio saudável.

Durante o curso os custodiados terão aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e aluno do curso de Direito, José Alberto.

A ação está vinculada ao projeto de extensão Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos (Nusac) da Universidade e tem como objetivo, auxiliar os custodiados da Unidade na reinserção social e no mercado de trabalho após o cumprimento de pena usando a educação e trabalho como ferramentas que colaboram positivamente na vida deles.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria com a Unitins, que, por meio deste Projeto de Extensão, vamos iniciar o curso de hidroponia com 10 reeducandos da nossa Unidade, onde, de certa forma, contribuiremos para que, quando esse cidadão obtiver seu reingresso à sociedade, tenha qualificação profissional para retornar ao mercado de trabalho.

Esse é o nosso objetivo, proporcionar a humanização da pena, proporcionar qualificação e qualidade de vida pós cárcere”, avaliou o diretor da Unidade, Tarcísio Alves de Sousa.

Conforme a coordenadora do curso de Direito, professora Beatriz Mafra, a ressocialização tem como principal objetivo preparar o apenado para voltar à sociedade e ter uma vida digna. “Essa é uma parceria antiga da Unitins Campus Dianópolis com a Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju).

Temos vários projetos de extensão com essa proposta de capacitar os custodiados de Dianópolis para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena, com cursos que envolvem literatura, práticas de hortaliças, dentre outros.

E mais uma vez a gente vem até a Unidade com o curso de Direito trabalhar o nosso social, trazendo a extensão para a Unidade Penal, fortalecendo nosso papel social junto com a comunidade”, argumentou.