Um dos maiores empreendimentos corporativos em construção na América Latina recebe estudantes de Engenharia

Dando continuidade às ações que contribuem para a formação de novos engenheiros e engenheiras, a Lotus abriu as portas de mais um empreendimento para estudantes universitários conhecerem na prática o que aprendem em sala de aula.

Dessa vez, 53 alunos de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília (UCB) tiveram a oportunidade de um dia de campo em um dos maiores canteiros de obra corporativa da América Latina, o Lotus Tower, no Setor de Autarquias Norte, em Brasília. As visitas ocorreram nos sábados 8 e 22 de junho.

Os estudantes, acompanhados pela docente de Engenharia Ambiental da UCB, Tatyane Rodrigues, puderam conhecer detalhes da construção do empreendimento guiados pelo time responsável pela obra composto por um dos sócios fundadores, Ruy Hernandez; o diretor de Engenharia, Paulo Vasconcelos; o gerente de Engenharia, Aníbal Martins; a gerente de Sustentabilidade e ESG, Lídia Cunha; o gerente de Segurança do Trabalho, Wesley Junqueira; a coordenadora de projetos Hannah Brandino; o engenheiro de obra, Maique Santos; e o mestre de obra, Cláudio Leite.

As visitas duraram cerca de duas horas  cada e foram acompanhadas de explicações detalhadas sobre as etapas da construção com cada um do time Lotus explicando um pouco dos processos na sua área de expertise e tirando as dúvidas levantadas pelos estudantes, uma verdadeira aula a céu aberto.

Ruy explica que a parceria com universidades e faculdades promove o desenvolvimento em via de mão dupla.

Assim como é importante para esses estudantes verem de perto tudo o que de fato coloca um edifício de pé, ainda mais se tratando de um prédio da magnitude do Lotus Tower, para nós também é um privilégio conhecer os profissionais que estão se formando e que podem, no futuro, estar trabalhando conosco pelo desenvolvimento do mercado e do setor de Construção Civil”, explicou o CEO.

E a visita superou as expectativas.

“Visita técnica é sempre um momento muito aguardado pelos estudantes. Na disciplina Engenharia e Meio Ambiente nós abordamos todas as questões relacionadas à sustentabilidade, às boas práticas no setor da construção civil e a certificações. Então, encerrar a disciplina com essa visita foi sensacional porque eles puderam ver na prática ações que estão sendo implementadas”, comentou a docente da UCB.

E não é para menos! O Lotus Tower é um empreendimento corporativo que terá 172 mil m² de área construída e seguirá todas as diretrizes ambientais e de eficiência energética para receber as certificações LEED Gold, PROCEL Nível A e Fitwell.

Com áreas destinadas a escritórios a partir de 1.500 m², o empreendimento terá ainda centro de convenções; auditório com capacidade para 400 pessoas; lojas destinadas à alimentação e serviços; e heliponto com capacidade para receber, por exemplo, o helicóptero presidencial Super Puma. O prédio terá capacidade para a circulação diária de 10 mil pessoas. 

Os alunos saíram bastante impactados. “É impressionante, não esperava uma obra desse tamanho e com tantas inovações e técnicas ambientalmente corretas”, afirmou Luís Felipe de Alencar.

“Além da revolução sobre as técnicas, comentada pelo Luís, achei muito legal ouvir sobre as certificações, como o LEED, que acabamos de estudar, e ver como a obra está sendo estruturada e bem planejada nessas questões ambientais que ajudam a melhorar a Engenharia Civil como um todo”, complementou Victor de Araújo.

Lotus 903

Essa não é a primeira vez que a Lotus promove essas trocas entre profissionais formados e em formação. No mês passado, 60 estudantes do curso de Tecnologia da Construção Civil da UDF visitaram a obra do Lotus 903, um empreendimento corporativo com mais de 17 mil m² em construção na Asa Sul. O edifício está localizado estrategicamente, próximo à região central da cidade e se destaca pelo design.

Sobre a Lotus

Fundada em 2018 pelos irmãos Luiz Felipe Hernandez e Ruy Hernandez, a Lotus surgiu como uma construtora que se diferencia pela inovação, visão de futuro e versatilidade no portfólio, com construção, incorporação, gestão e venda de imóveis residenciais e corporativos.

Com sede em Brasília, a companhia tem como pilares a arquitetura autoral, qualidade construtiva, tecnologia e sustentabilidade. No cenário local, a Lotus se destaca pelos empreendimentos e parcerias comerciais, elevando as paisagens a outro patamar, sem perder a essência urbanística da Capital Federal, tão famosa desde a sua projeção.