TSE apura fraudes nas cotas femininas durante as eleições de 2016. Casos são investigados em Alto Paraíso e Campos Belos (GO)
- On:
- 0 comentário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 14.427 candidatas a vereadora que não receberam nem o próprio voto na eleição deste ano no País.
Desses, há pelo menos 17 casos de fraude na cota feminina sendo investigados pelos promotores eleitorais de 51 comarcas do estado de Goiás.
Muitos deles foram registrados em Alto Paraíso de Goiás e Campos Belos. ambas as cidades do nordeste goiano.
Só em Alto Paraíso de Goiás, o Ministério Público apura cinco casos de candidaturas fictícias de mulheres.
Em Campos Belos há três casos de mulheres que não tiveram nenhum voto. A denúncia foi feita pela coligação Campos Belos no Rumo Certo ao cartório eleitoral.
Em outubro, logo após as eleições, publicamos aqui no Blog que o prefeito Ninha iria ao TRE contra candidaturas de mulheres com “zero voto”, afirmando que tinha havido fraude nas eleições de Campos Belos (GO). Leia
Outros sete municípios de Goiás são investigados pelo Ministério Público: Aragarças, Fazenda Nova e Jaraguá, Santa Helena e Joviânia, tem um caso investigado cada.
Goianápolis e Turvânia têm dois casos investigados cada município.
Se acatado pela justiça eleitoral, toda a chapa de vereadores a qual as candidatada fictícias fazem parte pode ser impugnada, por fraude na cota de gêneros.
Fonte: O Popular