Tristeza: Goiás atinge 18 mil mortes por Covid e soma 13 regiões em situação de calamidade

Goiás alcançou nesta segunda-feira (14/6) a marca de 18 mil mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia.

São 18.030 segundo o boletim em tempo real.

O índice é verificado após o Estado passar de 12 para 13 regiões de Saúde em calamidade, nível mais crítico do mapa de calor, divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás na última sexta-feira (11/6). Neste momento, são 640.974 casos registrados desde março do ano passado.

O aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, que nesta segunda (14) atinge 87%, contribuiu para que Goiás tivesse uma piora nos índices da pandemia.

Em uma semana, quatro regiões tiveram piora: Norte, Pirineus, Centro Sul e Sudoeste I. As região Central, que inclui Goiânia, se manteve no nível crítico.

Além das 13 regiões em calamidade, Goiás contabiliza quatro em situação crítica e apenas uma em alerta, índice mais brando do levantamento.

A região Norte saiu do nível de alerta para o crítico. A regiões Pirineus, Centro Sul e Sudoeste I passaram do nível crítico para o de calamidade.

Nessas três regiões houve o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, ficando acima dos 90%. A velocidade de contágio também aumentou, ficando acima de R=1,22, o que significa que a cada 100 pessoas transmitem a doença para 122.

Houve melhora nas regiões Serra da Mesa, que passou do nível crítico para alerta; Nordeste I e Entorno Sul, que saíram da situação de calamidade para a crítica.

Nessas regiões houve a diminuição da velocidade de contágio e a redução da variação de mortalidade pela Covid-19.

Fonte: Governo

Deixe um comentário