Site do MP destaca inauguração de quartel da PM em Campos Belos

Foi inaugurada nesta terça-feira (14/10), em Campos Belos, no Nordeste goiano, a sede da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar. 

A unidade, que atenderá ainda os municípios de Monte Alegre, Divinópolis e São Domingos, foi construída através do esforço conjunto entre Polícia Militar, Ministério Público de Goiás, Polícia Civil, Poder Judiciário, Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus) local, Conselho de Segurança de Campos Belos, prefeituras e pela sociedade civil organizada.

O projeto teve iniciou há cerca de um ano, com a cessão de um terreno pela Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop) à Polícia Militar local, acordo intermediado pelo MP-GO. 

Os gastos com a obra, em torno de R$ 250 mil, foram custeados com recursos advindos de transações penais, termos de ajustamento de conduta (TAC) firmados pelo MP, doações da sociedade civil e auxílios pelas prefeituras das cidades atendidas pela companhia.

Um dos termos firmado pela Promotoria de Justiça de Campos Belos destinou ao projeto cerca de 12 mil tijolos, material que possibilitou a finalização do muro que cerca o prédio. Na unidade existe até um espaço destinado para o pouso de um helicóptero. No total, o efetivo da companhia é de 48 homens.

A parceria com a Polícia Militar, representada pelo capitão Leandro Carvalho, comandante da 42ª Cia Independente da PM, foi firmada por meio da atuação dos promotores de Justiça Paulo Brondi, Douglas Chegury e André Duarte.

Atuação conjunta
Entre os parceiros que possibilitaram a construção da unidade estão a Sapejus e o Poder Judiciário, que autorizaram a cessão da mão de obra de vários reeducandos. 

Em troca, eles receberam o benefício da redução da pena. Segundo destacou o promotor Paulo Brondi, o Conselho de Segurança de Campos Belos, por meio do empenho de sua presidente, Renata Medina Felici, foi de extrema importância, administrando com transparência todos os recursos e intermediando ações perante a sociedade civil.

“O complexo de segurança erguido na cidade, em questão de dois anos, é certamente um dos maiores do Estado e tudo praticamente com recursos da própria sociedade. Além disso, é preciso ressaltar a parceria que se estabeleceu entre MP e Polícia Militar e Civil, possibilitando ações de âmbito estadual”, afirmaram os promotores. 

Eles acrescentaram ainda que a ideia do MP Social Construtivo teve início em Campos Belos, um das regiões mais pobres do Estado, a partir da construção da sede da Polícia Técnico-Científica (IML) e da Polícia Civil e, agora, segue sua atuação com a instalação da 42ª Companhia, uma das mais bem instaladas em todo o interior do Estado. 

Estiveram ainda na cerimônia de inauguração da unidade o ex-prefeito de Campos Belos, Neudivaldo Sardinha; o presidente da Câmara, Sargento Abreu; o tenente-coronel Giovanni Valente, representando o Comando-Geral da PM, o delegado de Polícia local, Carlos Eduardo Florentino; o procurador-geral do município, Gesiel de Almeida, representando o prefeito de Campos Belos, e a presidente do Conselho de Segurança, Renata Felici. 

(Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – foto: Arquivo da PJ de Campos Belos)

Deixe um comentário