Reitor do IFG vai a Campos Belos e diz que obras do Campus estão atrasadas. Dilma Rousself poderá vir à inauguração
- On:
- 0 comentário
Lançamento da pedra fundamental há quase dois anos |
Por Jefferson Victor,
O Reitor do IFG Instituto Federal Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, esteve nesta quarta-feira,27, em Campos Belos, e com ele uma comitiva formada pelos reitores dos Campus de Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutai.
A reunião, realizada na Câmara Municipal, teve como objetivo fazer uma explanação da implantação do Campus local, sua construção e cursos que serão disponibilizados na unidade.
O reitor informou que a construção está com um atraso significativo e culpou a construtora vencedora da licitação que não vem cumprindo os prazos determinados no contrato.
Segundo ele, as obras alcançaram um índice de 20% da totalidade, bem inferior à unidade de Trindade, licitada na mesma ocasião e que já tem 60% da obra concluída.
Falou também sobre o cronograma de inauguração, os quais deverão ser inaugurados em 2014, porém acha pouco provável que a unidade de Campos Belos possa acompanhar a programação inicial.
O Senhor Kenedy, funcionário do IFG e responsável pela implantação do Campus, fez um relato das dificuldades que vem encontrando na execução do projeto, e disse estar enfrentando problemas para cumprimento do projeto, mas que está empenhado e tem esperanças que se cumpra o programado.
Estiveram presentes à reunião vários segmentos da sociedade, tais como: empresários, professores, advogados, religiosos e também alunos do Pronatec, Campos do IFE, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiana, do Campus de Ceres, os quais são procedentes de São Domingos, e que foram trazidos pela professora Franciele.
Na oportunidade discursaram os senhores Hélio Cruz, representando o Sindicato Rural de Campos Belos; João Beltrão Filho, representante do executivo local; Antônio Francisco, Secretário Municipal de Educação; Adelino Machado; diretor eleito da UEG de Campos Belos e o professor Samuel, que fez um discurso emocionado em estar vendo seu sonho e de sua esposa sendo realizado.
A maioria dos oradores, quase que por unanimidade, atribuíram à professora Odiva a iniciativa para que esta importante instituição de ensino esteja sendo implantada no município.
O professor Samuel, inclusive, mostrou toda luta de sua esposa para que Campos Belos fosse selecionado e falou do sonho de quem sabe trazer a presidente Dilma na inauguração.
Segundo o reitor Vicente, está sendo providenciado o concurso para preenchimento das vagas de servidores do IFG ainda este ano, e falou da importância de que os selecionados sejam da região, como forma de fixarem residência e que não haja evasão para os grandes centros por falta de adaptação.
Os cursos de nível técnico e graduação serão definidos pela comunidade, em audiências públicas, de acordo com a conveniência regional.
O Campus vai atender cerca de dezessete municípios do nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins .