Regionais de Arraias (TO) e Dianópolis (TO) realizam ação integrada para formação de orientadores educacionais

As Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) de Arraias (TO) e Dianópolis (TO) realizaram uma ação conjunta para promoção de um encontro formativo dos orientadores educacionais.

A iniciativa partiu das orientadoras Susany Rocha Albino, da DRE de Arraias, e Solange Machado e Arlideth Santos, de Dianópolis, por meio da troca de diálogos e experiências entre as duas Regionais.

O encontro foi realizado na quinta-feira, 17, via Google Meet. 

O objetivo foi propiciar um encontro formativo, visando ao acolhimento, validação e valorização do orientador educacional, bem como a socialização de experiências entre os orientadores das DREs de Dianópolis e Arraias, neste período de pandemia, conforme destacou a assessora de Orientação Educacional da DRE de Arraias, Susany Rocha.

“Foi um momento ímpar de troca de experiências, acolhimento e fortalecimento do trabalho, por meio de ação integrada entre as regionais”. 

O orientador Werther Teixeira do Centro de Ensino Médio (CEM) Antônio Póvoa, da Regional de Dianópolis, relatou que a ação foi importante.

“O tema abordado, Trabalho do Orientador Educacional em tempos de pandemia, contempla também as atribuições e ações desenvolvidas por este profissional no âmbito escolar, familiar e social, principalmente no que se refere ao papel de mediador na formação integral de cada aluno.

A mediação dos formadores, a troca de experiências e relatos socializados foram alguns dos vários requisitos que evidenciaram a importância do encontro”, ponderou. 

Francisco Rodrigues de Souza Filho, orientador educacional da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, de Combinado, DRE de Arraias, também falou da importância do encontro. 

“Foi um momento muito enriquecedor, em que trocamos experiências e com certeza veio ampliar nossa bagagem profissional. Que aconteça mais vezes encontros como esse”.

Já a diretora Regional de Arraias, Thaís Tavares Amorim, falou do trabalho articulado. “O simples fato de unir as duas regionais, Arraias e Dianópolis, nos remete a pensar o quanto é nobre esta função e o quanto nossas anfitriãs têm consciência disso, pensaram em cada detalhe.

A formação demonstrou valorização profissional, mas acima de tudo, valorização pessoal. Tenho certeza de que o momento de troca de experiências fez com que cada um saísse dali mais rico em sabedoria e enriquecerá ainda mais as práticas pedagógicas dos nossos profissionais”, ponderou.

Fonte: Secretaria de Educação

Deixe um comentário