Parque de Terra Ronca deve recebe milhares de romeiros

A 96ª edição da Romaria do Bom Jesus da Lapa será realizada entre os dias 5 e 6 de agosto de 2025 no Parque Estadual de Terra Ronca, no nordeste de Goiás. O evento reúne fiéis de diversas regiões do país e inclui programação religiosa e cultural com destaque para a Cavalgada Ecológica da Fé, marcada para o dia 5.
A cavalgada sairá de Guarani de Goiás com concentração na Feira Coberta, onde será servido café da manhã aos participantes. Às 9h, haverá bênçãos aos cavaleiros na Igreja Matriz, com saída prevista para as 9h30 rumo à gruta de Terra Ronca. A jornada inclui parada para almoço às 13h, no Rio São Bernardo, com chegada à gruta estimada para as 18h.O secretário de Turismo de Guarani de Goiás, Toquinho Moreira, conta que a expectativa é de 5 mil pessoas.
“Sai um grupo a cavalo de Iaciara Goiás, outro aqui de Guarani, Posse também costuma vir alguns e se unem aos de Guarani e os de São Domingos, todos esses cavaleiros se encontram na caverna para receberem as bençãos do Bom Jesus, costuma ser feita pelo Bispo Diocesano.” Segundo ele, são cerca de 600 cavaleiros, incluindo crianças, mulheres e homens, com uniformes de suas comitivas.
O secretário também destaca a presença de romeiros a pé. “São também muitos e nem sempre com dia e horário combinado. Muitos vão pagar promessas por curas e bençãos alcançadas, muitos vão para deslumbrar o caminho.” Segundo ele, o percurso varia conforme o local de origem: quem sai de Iaciara percorre cerca de 80 km; de Guarani, 40 km; e de São Domingos, 55 km.
Ainda de acordo com Toquinho Moreira, os festejos têm início no dia 3 de agosto, intensificando-se a partir do dia 4, após o término da festa do padroeiro de São Domingos. O ponto alto ocorre no dia 6, data dedicada ao padroeiro Bom Jesus, encerrada com missa em frente à gruta de Terra Ronca. Após essa celebração, iniciam-se os festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira de Guarani de Goiás, cuja festa ocorre em 15 de agosto. As novenas começam no dia 6, após o encerramento da Romaria de Terra Ronca.
O secretário também comentou os impactos no turismo local. “É o ponto alto do turismo para toda a região, é o período que mais vêm visitantes, as pousadas ficam todas lotadas, os atrativos cheios, temos várias outras cavernas e também cachoeiras que ficam próximas dessa caverna. Vêm peregrinos de muitos lugares, nas proximidades da caverna Terra Ronca, fica cheia de comerciantes ambulantes, que comercializam de tudo”.
Confira a programação da 96ª edição da Romaria do Bom Jesus da LapaGoiás tours
Dia 5 de agosto – Guarani de Goiás
7h – Café da manhã na Feira Coberta
09h – Bênçãos dos cavaleiros na Igreja Matriz
09h30 – Cavalgada da Fé até Terra Ronca
13h – Almoço no Rio São Bernardo
18h – Chegada à gruta de Terra Ronca
Dia 6 de agosto – Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca
08h – Início dos batizados
09h – Bênção dos cavaleiros
10h – Missa celebrada pelo bispo Dom Adair Guimarães, com os padres Carlos Magno e Mário Vieira de Brito