Paróquia de Campos Belos recebe visita de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da diocese de Porto Nacional (TO)
- On:
- 0 comentário



Por Evônio Madureira,
Nesta quarta(02), a imagem de Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Porto Nacional, foi acolhia em Campos Belos, pelo padre Irason José Ferreira, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, pelos Ministros da Igreja e a população em geral.
A peregrinação da imagem visita as Paróquias do Sudeste do Tocantins, passando por Campos Belos.
A peregrinação é em homenagem aos 100 anos da Diocese de Porto Nacional.
História
Em 20 de dezembro de 1915, Bento XV, erigiu uma nova Diocese em terras brasileiras, desmembrada da Diocese de Goiás que recebeu o título-sede de Porto Nacional, localizada no interior da província de Goiás.
Cinco anos depois, foi nomeado seu primeiro Bispo Diocesano, o Dominicano Dom Frei Domingos Carrerot que governou até 1923.
Nestes 100 anos de existência, a Diocese se estruturou criando 40 Paróquias nos seus 45 Municípios, onde trabalham 52 Padres. A Diocese portuense foi desmembrada em três novas dioceses:
Tocantinópolis, Miracema e Palmas, além de uma Prelazia em Cristalândia, permanecendo como Diocese-mãe das demais do Estado do Tocantins
As visitas começaram logo pela manhã e encerrou a noite na Igreja Matriz, onde foi celebrado o Terço Cantado pelo grupo “Terço dos Homens”.
A imagem de Nossa Senhora das Mercês visitou os todos os grupos litúrgicos da igreja e as comunidades da zona rural, Brejinho ……..:
Grupo Apostolado da Oração, Pastoral da Oração e Nossa Senhora Aparecida. Responsáveis: Ministras Lena, D. Lúcia e Joca.
Grupo da Pastoral da Esperança, Equipe de Noivos e com Sagrada Família, responsável Evangelista e Daldite, ministra do ECC.
Grupo Rainha da Paz, Mensageiros da Paz, Terço dos Homens e São Sebastião. Responsáveis, Ferreira e Regis.
Grupo da Renovação Carismática Católica, Divino Espírito Santo, Pastoral do Batismo e Cristo Operário. Responsável, Ministro Antonio Francisco Vieira Cavalcante.
Grupo dos Vicentinos e São Pedro e São Paulo. Responsáveis, Alanita, Dona Dina e Rosalina.
Grupo da Comunidade da Pastoral dos Foliões, grupo “Segue-Me”, Catequistas e Catequisandos, Nossa Senhora da Conceição e as comunidades rurais do Brejinho, Pouso Alto, Barreirão e Sobradinho Ministro responsável, Vandely.
A imagem de Nossa Senhora das Mercês, seguiu para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no município de Combinado (TO), passando pelas cidades do Sudeste do Tocantins até Porto Nacional, onde será celebrado a Missa em Homenagem aos 100 anos da Paróquia de Porto Nacional, no dia 11 de junho.


