Paranã (TO) sedia Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais

A participação em instâncias de governança regionais é um dos requisitos obrigatórios para um município integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento federal de ordenamento e desenvolvimento das políticas públicas para o setor.

Por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, tem realizado uma série de eventos nas sete regiões turísticas. Na última quinta, 11 de abril, foi iniciada a Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais. A ação segue até esta sexta, em Paranã.

A ação, sob responsabilidade da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, acontece no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, na Praça N. Sra.ª de Fátima.

Participam, representantes dos municípios componentes da região turística: Almas, Arraias, Aurora, Conceição do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, entre gestores municipais e empresários membros dos respectivos conselhos municipais de turismo, além do Consórcio Vale do Manoel Alves, Universidade Federal do Tocantins, Defesa Civil e Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

“Com estas oficinas queremos fortalecer a região no que diz respeito à governança no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal”, pontua o secretário de Turismo Hercy Filho, que ressalta o empenho da gestão Wanderlei Barbosa em colocar o turismo tocantinense em evidência.

“O estímulo à geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento deste setor é uma das prioridades do Governador”, completa.

Em nome do secretário Hercy Filho, a secretária Executiva Jocélia Costa levou aos participantes a mensagem sobre a importância da consolidação da Instância de Governança Regional (IGR) das Serras Gerais. “Precisamos preparar empreendedores, poder público e a sociedade civil para receber o turista e fazer acontecer essa região”, disse, ressaltando que é uma meta do Governo do Estado que todas as regiões tenham os seus potenciais turísticos trabalhados e apresentados em sua melhor forma aos visitantes.

A técnica da Setur, Graziela Cortez, lembra que um dos objetivos da oficina é levantar os pontos altos de cada município e seus desafios. Nesta sexta, será eleita uma diretoria provisória da IGR e o planejamento para os próximos meses.

Serras Gerais

Localizada ao sudeste do Estado, a região turística reúne municípios circundados pela maior cadeia de serras do Brasil e uma enorme variedade de atrativos naturais.

Além disso, reúne algumas das cidades mais antigas do antigo norte goiano, erguidas há quase 300 anos, durante o Ciclo do Ouro. Os atrativos naturais e a preservação de tradições religiosas, festivas e gastronômicas são destaque nas Serras Gerais.