Paciente de hemodiálise pedem socorro. “Não aguento mais. Prefiro morrer”
- On:
- 0 comentário
“Não aguento mais. Prefiro morrer”.
Essa chocante frase foi pronunciada por uma paciente de hemodiálise de Campos Belos (GO), nordeste do estado, nesta semana, numa triste mensagem a este Blog.
Ela e dezenas de outros pacientes que estão com os rins paralisados precisam passar pelo procedimento de hemodiálise, usando uma moderna máquina para filtrar o sangue.
Essas máquinas não existem nos hospitais da região, como Campos Belos, São Domingos, Monte Alegre, Cavalcante, Alto Paraíso, São João da Aliança e Teresina.
Todos os pacientes precisam se deslocar até a cidade de Formosa (GO), a cerca de 350 de distância, no Entorno do Distrito Federal, três vezes por semana, numa longa viagem de ida e volta dentro de uma van da prefeitura.
Muitos deles são idosos, outros acamados ou em cadeira de rodas.
É muitíssima delicada a situação.
Recentemente, o Governo de Goiás criou uma clínica em Posse (GO), com uma área específica para hemodiálise.
Mas para se deslocar até Posse, os veículos precisam percorrer estradas de chão enlameadas ou empoeiradas, sem contar os buracos e as imperfeições da pista, num sacode-sacode infinito.
O pedido de socorro é para que o Governador Ronaldo Caiado olhe para essas pessoas, com carinho e com empatia, e crie urgentemente uma sala de hemodiálise no complexo médico de Campos Belos.
É preciso que prefeitos, vereadores, lideranças políticas e agentes das comunidades hajam urgentemente, principalmente com ações políticas junto ao Palácio das Esmeraldas.
Há pessoas sofrendo muito e muitas delas prestes a morrer.