MP realiza primeiras reuniões do serviço fortalecendo redes em Campos Belos e Monte Alegre de Goiás

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou as reuniões inaugurais do serviço Fortalecendo Redes nos municípios de Campos Belos e Monte Alegre de Goiás. 

Em Campos Belos, o encontro foi realizado na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), enquanto em Monte Alegre de Goiás foi sediado pela Câmara de Vereadores.

Conforme esclarece o promotor de Justiça Pablo da Silva Martinez, o serviço é realizado em parceria com a Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) e tem por objetivo fortalecer a rede de proteção das crianças e dos adolescentes na comarca. 

Nos dois encontros, os diversos integrantes da rede de proteção detalharam as dificuldades locais enfrentadas, relatando-se, em geral, a falta de reuniões periódicas para debater casos concretos relativos a situações de violência envolvendo crianças e adolescentes, bem como o desconhecimento de fluxos de atendimento e a ausência de contrarreferência dos casos encaminhados a outros órgãos. 

A equipe da Caej, representada pela analista em psicologia Mônica Barcellos Café e pelo psicólogo e educador social Eduardo de Carvalho Mota, explicou a metodologia que será utilizada nos encontros, a articulação dos órgãos, instituições e poderes que compõem o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes para a construção coletiva.

Foi detalhada também como se dá a pactuação de fluxogramas e protocolos de atuação, com o consequente estabelecimento de uma rotina de trabalho em rede de proteção, salientando ainda a importância dessa articulação.

Assim, nas duas localidades deliberou-se pela criação de dois grupos de trabalho, cada um respeitando a realidade de seus municípios, para a implementação do serviço, com reunião agendada para o dia 19 de setembro, ocasião em que os Conselhos Tutelares das duas cidades irão apresentar um caso concreto para debate e outras medidas a serem efetivadas para consolidar essa adesão.

Em cada município, a composição do grupo contemplará o Conselho Tutelar, as Secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social.

Participarão dos dois grupos os equipamentos estaduais que incluem, além do MP, a Polícia Militar e a Coordenação Regional de Campos Belos, esta última ligada à Secretaria Estadual de Educação. 

Fonte: MPGO