Morre Dona Filú, ao 93 anos; a primeira mulher eleita prefeita em Goiás

@dinomarmiranda597

Prefeito Charley Tolentino faz homenagem póstuma à Dona Filó

♬ som original dinomar miranda

Por Francielle Rego,

O Nordeste Goiano e Divinópolis de Goiás estão de luto.

Faleceu aos 93 anos Felismina Aires Cirineu (Dona Filú), a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município no Estado de Goiás e a segunda no Brasil.

Tão triste este 12 de maio de 2022, dia que nos despedimos de uma grande mulher, Felismina Aires Cirineu (Dona Filú). Uma mulher guerreira que viveu e fez história no Nordeste Goiano.

Felismina Aires Cirineu nasceu em Arraias-TO, no dia 23 de junho de 1928, porém, como era costume na época, a data de seu nascimento foi alterada para o ano de 1926 para que pudesse se casar. Filha de Domingos Aires França e Maria Barreto Aires.

Tendo como avós paternos Joaquim Aires França e Lucrécia Antônio Cardoso e avós maternos Hermógenes Barreto Mello e América Aires Guimarães. Segunda filha dos sete filhos do casal que também tiveram: Joaquim Aires Neto, Odete Aires França, Bolivar Aires França, Jaci Aires França, Osair Aires França e Doraci Aires França.

Do segundo casamento de seu pai teve mais dois irmãos: Antônio Aires França e Lucrécia Aires Carneiro.

No dia 23 de janeiro de 1943, em Arraias-TO, casou-se com Napoleão Pereira Cirineu, filho de Luís Pereira Cirineu e Maria Felippa Pinheiro.

Após seu casamento ela se mudou para Galheiros no dia de seu aniversário em 23 de junho de 1943. Morou por algum tempo na fazenda de propriedade de seu esposo.

O seu primeiro filho Arizon Aires Cirineu nasceu em 22 de fevereiro de 1944. Teve mais sete filhos: Luís Aires Cirineu(falecido), Domingos Aires Cirineu (falecido), Maria Clarete Aires Cirineu, Benjamin Aires Cirineu, Maria Helena Aires Cirineu, Maria Israel Aires Cirineu e Maria Aparecida Aires Cirineu, totalizando oito filhos.

Foi eleita prefeita na primeira eleição municipal que ocorreu no dia 13 de outubro de 1960, seu mandato teve início em 1961 e finalizou em 1966.

No início do mandato da prefeita Felismina a mesma não tinha nada para começar sua administração, porém em pouco tempo conseguiu o necessário para administrar o município.

Na sua gestão adquiriu três alqueires de terra para construção de escolas rurais, aumentou o número de professoras de duas para seis, construiu duas pontes uma sobre o córrego Boa Perna e outra sobre o rio Riacho seco, construiu o cemitério local, construiu o trecho de rodagem de Divinópolis a Monte Alegre, construiu o primeiro campo de futebol do município, ampliou o prédio onde funcionava o grupo escolar, construiu o prédio da cadeia pública e a instalação da rede de iluminação elétrica da cidade.

Além de ter sido prefeita foi uma excelente comerciante, tendo um comércio de tecidos e uma pensão na cidade. Ela também comercializava couro de gado em Barreiras-BA, que segundo seus relatos, recolhia na região os couros e levava de avião até Barreiras.

Segundo ela, havia uma linha área e alguns pontos nos quais o avião saía entre os municípios vizinhos de Campos Belos-GO e Arraias-GO.

Uma grande guerreira que sempre tinha algo a nos ensinar.
Felismina Aires Cirineu ( Dona Filu)
Viverá para sempre na história do nordeste goiano
Primeira prefeita mulher de Divinópolis e de Goiás
Uma linda guerreira que lutou por sua gente
Nas praças da Bahia
O coro do gado levava
Sabia e muito prestativa
Uma referência de amor e solidariedade
Uma guerreira que hoje brilha no céu e nos corações de quem a amou.
Te amo, linda guerreira.
Gratidão por todo carinho e amor
Descanse em paz!

Nesta hora de despedida, é com profunda tristeza que dizemos adeus a alguém que teve uma influência relevante em todos nós divinopolinos e a quem desejamos que tenha um descanso eterno.
Meus sentimentos, aos seus filhos, aos familiares, aos amigos e conterrâneos.
Disse-lhe Jesus: “ Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; João (11: 25-26).
Francielle Rego

WhatsApp Image 2022-05-14 at 19.43.05
WhatsApp Image 2022-03-28 at 14.50.12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.