Gestão é ressaltada durante Caminhos da Justiça em Arraias (TO)
- On:
- 0 comentário
![]() |
Juiz de Arraias (TO), Eduardo Barbosa Fernandes |
![]() |
Presidente do Tribunal (TJTO), Ronaldo Eurípedes |
“O juiz centralizador produz pouco, temos que delegar responsabilidades, e isso temos feito aqui em Arraias”, a fala é do titular da 1ª Vara Cível da Comarca, Eduardo Barbosa Fernandes, sobre a importância da gestão dentro do Judiciário.
“O magistrado quando entra na comarca vai ter que administrar a vara, o Foro, o desembargador o Tribunal, quando presidente.
Nós somos preparados juridicamente, mas na nossa trajetória vamos lidar com gestão, atos administrativos, coordenar servidores, e isso não se ensina em faculdade”, complementou o juiz.
O foco no gerenciamento da Comarca de Arraias foi apresentado ao presidente do Tribunal, Ronaldo Eurípedes, durante a 34ª edição do Caminhos da Justiça, na tarde desta quinta (27/8) indo ao encontro do pensamento da Presidência.
Para o desembargador os juízes precisam ser gestores e os servidores devem colaborar com a organização das suas unidades.
“O juiz é um gestor e é a sua forma de gerir que vai levar o Judiciário do Tocantins ao patamar que desejamos, de estar entre os melhores judiciários do Brasil”, ressaltou.
Durante o encontro a modernização da Justiça do Tocantins também foi lembrada como um dos principais avanços.
“O nosso processo eletrônico é muito avançado e nos traz celeridade. Estamos muito próximos de Goiás territorialmente, mas não nos alcançam em tecnologia.
Quando enviamos carta precatória para o Estado vizinho é preciso esperar 6 meses para análise. Isso tudo se deve a um processo de organização do Tribunal do Tocantins”, comentou Fernandes.
Apesar das conquistas do Poder Judiciário, o presidente do TJ ponderou que ainda é preciso mais. Arraias possui 1.582 processos cíveis e 642 criminais, em 2014 registrou a entrada de 600 novos casos e uma taxa de congestionamento de 80%.
“Apesar de todo esse avanço ainda precisamos mudar os nossos números. Vamos ter que sair dessa situação e já estamos tomando atitude. Vários projetos estão em andamento, como o Trabalho Remoto, Juiz Colaborador, Contadoria e Secretaria Única”, declarou o desembargador.
Ronaldo Eurípedes ainda antecipou, “estamos trabalhando em medidas que vão envolver todos vocês, aqui por exemplo, devemos ampliar a competência dos magistrados, de modo que os dois juízes possam ter as mesmas atribuições”.
Nesta sexta-feira (28/8) o Caminhos da Justiça encerra o ciclo passando pelas comarcas de Paranã e Palmeirópolis.
Fonte: TJTO


![]() |
Servidores do Fórum de Arraias |