José Eliton assumirá Secretaria que absorverá quatro órgãos



O vice-governador José Eliton vai assumir a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, uma das mais importantes na nova estrutura administrativa do Governo Estadual. 


O nome dele foi o primeiro a ser definido na nova equipe do governador Marconi Perillo, que fez o anúncio na manhã desta terça-feira, 9, em entrevista coletiva no Palácio das Esmeraldas.


A nova secretaria absorverá, a partir de primeiro de janeiro próximo, as atuais secretarias de Indústria e Comércio (SIC), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec);  Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) e a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR).


“O governador estabeleceu como meta que Goiás será referência nacional em diversas áreas da gestão pública. E foi com esse espírito que aceitei o convite, que muito me honra”, afirmou o vice.

O governador ressaltou a grande importância da nova secretaria para Goiás. 


A pasta assume as responsabilidades, estruturas e recursos para investir em áreas como parques tecnológicos, a interlocução com universidades; setor produtivo organizado da área industrial; de serviços; ou os grandes e pequenos produtores rurais.


Marconi citou: “Se juntarmos essas áreas todas, vamos chegar a quase 100% do nosso PIB, porque esta área também engloba serviços como turismo e comércio exterior. Uma pasta com amplitude enorme”.


Segundo o governador, uma das metas para José Eliton é alcançar ao final do próximo mandato, pelo menos o 8º lugar no PIB Nacional. Ele lembrou que Goiás estava na 11ª posição e foi para a 9ª.


Ao falar de José Eliton, o governador enfatizou o preparo do escolhido. “Além de um quadro experiente, ele carrega consigo a função de vice-governador e muitas vezes de governador em exercício. 


Terá todas as condições políticas e técnicas para ter uma excelente equipe e para conversar com quaisquer interlocutores com essa condição de vice, e que sabe o tamanho das novas responsabilidades”.


José Eliton foi presidente da Celg e conseguiu um bom desempenho à sua frente, lembrou Marconi. “Estou seguro que Goiás não terá apenas um, mas terá dois: o José Eliton e o governador. 


Vamos dividir nossas tarefas e vamos trabalhar duro para que Goiás seja um Estado cada vez mais desenvolvido”, enfatizou o governador.


Logo após a apresentação oficial do seu nome, o vice-governador agradeceu a confiança do governador.


 “É uma pasta de tamanha envergadura e responsabilidade que tem o papel fundamental de fomentar o desenvolvimento de Goiás”, destacou José Eliton. Segundo ele, quando o governador fez o convite, estabeleceu as prioridades para a pasta, que tem amplo espectro de atuação na economia do Estado de Goiás, com papel fundamental na garantia do desenvolvimento econômico.


“O governador focou muito na Secretaria de Agricultura, que será incorporada, mirando na garantia do desenvolvimento agropecuário de Goiás, para avançar em políticas públicas que garantam a produção cada vez maior de nosso estado, condições propícias para o desenvolvimento do agronegócio, mesmo porque, nas palavras dele (de Marconi), a balança comercial de Goiás é muito impactada pelos resultados da produção primária”, lembrou. Por outro lado, José Eliton destacou que também é objetivo fomentar e melhorar as condições da agricultura familiar, do pequeno lavrador.


Além disto, o próximo secretário da área defende uma amplitude maior à pesquisa na área agrícola, na extensão agrícola, salientando que o setor conta com a Emater, “e envolve diversos órgãos que compõem a estrutura da Agricultura, a exemplo da Agrodefesa, com papel primordial na questão da sanidade agropecuária e vamos trabalhar com foco em resultados nesta questão”, afirmou.


Sobre a área da indústria e comércio, José Eliton lembrou que Goiás experimentou com Marconi Perillo, uma diversificação na formação do Produto Interno. “Há 15 anos éramos um estado com forte alavancagem na produção primária, mas hoje diversificamos nossa economia. 


Temos maior competitividade, agregamos valor a serviços e, principalmente, incrementamos o processo de industrialização de Goiás, com avanços significativos nos indicadores econômicos e com conseqüências na área social”, analisou, complementando que, com incremento de produção industrial e de crescimento do comércio, o Estado pode gerar mais emprego e  melhorar a renda da população.


Nesta linha ele ainda declarou: “Vamos aprofundar políticas públicas de atração de empresas nacionais e internacionais para se estabelecerem em nosso estado de modo a garantir que continuaremos a ter indicadores que são relevantes no Brasil para o crescimento econômico”.


Sobre a área de Ciência e Tecnologia, ele reforçou declarações do próprio governador, e afiançou que para ele também é uma dos setores mais importantes da gestão pública atual. “Para desenvolver, temos que investir na formação de conhecimento, de saber, fazer avanços em parques tecnológicos, na produção de inovação científica, comercial e industrial. Vamos dialogar com os segmentos da área de tecnologia”, garante.


A nova pasta também terá foco no desenvolvimento regional, completou José Eliton. Nesta área, buscará avançar cada vez mais nas metas de redução das desigualdades regionais: “Garantir o crescimento harmônico, alavancar regiões que ainda precisam crescer economicamente, ao mesmo tempo, garantindo o avanço das que já são desenvolvidas, e diversificando os pólos industriais, finalizou. 

Deixe um comentário