Geógrafo diz que em Paranã (TO) choveu mais de 200 mm em apenas 5 h

A quantidade de chuva que tem caído em Goiás e no Tocantins nos últimos dias é histórica.

Há mais de 40 anos que não se vê tanta água, principalmente no chamado sertão do Tocantins, sudeste do estado, historicamente com baixo registro hídrico.

Na última terça-feira (4), o geógrafo e mestre em Geografia Crispim Santos, servidor do estado de Goiás, passou pelo sertão do Paranã, com destino a Formoso do Araguaia (TO).

É um percurso que ele faz praticamente toda semana.

O respeitado geógrafo regional se espantou com a quantidade de chuva que caiu naquele dia.

Segundo Crispim Santos, em cinco horas de chuva, deve ter caído cerca de 200 mm de água. Um toró de grandes proporções, há muito não registrado.

Diversos riachos, que na maioria dos meses do ano permanecem secos, viraram enormes rios.

Um deles chegou a cobrir uma área de meio km de extensão, conforme registro das imagens.

Ainda de acordo com o geógrafo, apesar dos transtornos, aflição e prejuízos materiais, é uma dádiva, pois o sertão do sudeste do estado é muito carente de água e a quantidade caída nesta semana vai garantir a reposição do lençol freático local, que há décadas tem sofrido grandes déficits e constantes.

Nesta quinta-feira (6) também está caindo muita água nas imediações do município de Paranã (TO). A defesa civil do estado emitiu ontem um alerta para alagamentos e cheias.

200 mm de chuva é muito ou pouco?

200mm de chuva equivale a 200 litros de água por metro quadrado.

Se chover 200mm em uma hora a chuva será considerada catástrofe; mas uma chuva fraquinha durante o dia todo pode chegar ao mesmo volume, mas com menos intensidade.

Mesmo assim, é muita água num só dia. Imagine em cinco horas ?

1mm diz respeito ao volume de água com uma altura de 1mm em um quadrado de 1m de lado, ou seja, 1 litro de água de chuva.

Corresponde a um indicador do volume de água que cai em um intervalo de tempo. Pode-se classificar o tipo de chuva de acordo com o volume de água, exemplo:

Chuva fraca: menos de 2,5mm
Chuva moderada: de 2,5mm a 10mm
Chuva forte: de 10mm e 50mm
Chuva muito forte: acima de 50mm

O pluviômetro é o aparelho utilizado pelos meteorologistas para medir, em milímetros, a altura da lâmina de água formada pela chuva que caiu numa área de 1m2.

Dizer que em um local choveu 10 mm significa dizer que em uma área de 1m2, a lâmina de água formada pela chuva apresenta uma altura de 10 milímetros.

Isso equivale dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 10 litros de chuva.

————————————————————————————

Você gostou do Nosso Blog? Siga-nos nas redes sociais e receba todas as notícias

Instagram

Facebook

Grupo do Whatsapp

Grupo no Telegram

Deixe um comentário