Feira de sementes crioulas ocorreu na Chapada dos Veadeiros
- On:
- 0 comentário

O município Alto Paraíso (GO) recebeu, neste fim de semana, a V Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.
Com diversas atividades, a feira é um espaço de divulgação e fortalecimento da rede de agricultores por meio de intercâmbio e troca de conhecimentos.
A divulgação de tecnologias e práticas agroecológicas da região também faz parte da programação.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é parceiro desta iniciativa. “Vamos apresentar e discutir nossas políticas com os agricultores familiares a partir do Plano Nacional da Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).
A discussão da agroecologia no contexto do bioma Cerrado é importante, e será levada até os agricultores familiares e quilombolas para que possamos qualificar suas práticas produtivas”, afirmou o coordenador substituto da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), Cássio Trovatto, que participaram da mesa de abertura no sábado (26).
A Feira contou com oficinas, visitas de campo, cinema, palestra, reunião, encontro de jovens agricultores, atividade cultural, estandes de sementes e mudas para comercialização, além de uma tenda permanente para conversas sobre agrobiodiversidade e agroecologia.
Toda estrutura ajudou a fomentar a agricultura familiar local.
O objetivo é mostrar que o cultivo a partir de sementes e mudas crioulas, tradicionais e locais, oferece maior autonomia para o agricultor familiar.
Por não serem transgênicas, elas têm ampla capacidade de reprodução, incentivando a preservação da agrobiodiversidade da região. As sementes crioulas alimentos possibilitam a produção de alimentos saudáveis.
Fonte: MDA