Estudante de Campos Belos (GO) é escolhida para representar o estado na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

A estudante Isabella Cardoso Melo, de 17 anos, foi selecionada para representar o estado de Goiás na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que será realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Aluna da 3ª série do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, em Campos Belos, Isabella conquistou a vaga com o projeto Cidade em Chamas: Reflexões Sobre o Impacto das Queimadas.
O anúncio dos estudantes selecionados ocorreu na última quinta-feira (29/05), durante evento em Brasília que reuniu 79 jovens de todo o país. Após as apresentações das propostas, os próprios participantes se reuniram em plenária para eleger, entre si, um representante por estado. Isabella foi a escolhida para defender as pautas de Goiás.
Além dela, participaram do encontro os estudantes Ana Luiza Mendes Barfknecht, do Cepi Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia, e Lucas Octavio Silva de Oliveira, do CEPMG de Valparaíso de Goiás. Os três foram acompanhados pelo coordenador de Juventudes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Ismayle Barbosa.
Isabella classificou a experiência vivida em Brasília como única e transformadora. “Tive a oportunidade de representar minha escola e meu Estado, dialogando com jovens de diferentes realidades sobre temas que impactam diretamente nosso futuro, como a integração regional, a educação e as mudanças climáticas”, relatou.
Um dos momentos mais marcantes para a estudante foi a visita ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados. “Estar nesses lugares me fez perceber ainda mais a importância da participação juvenil na construção de políticas públicas justas e inclusivas. Volto com a certeza de que somos protagonistas e que nossas ideias, quando unidas, têm o poder de transformar não só a escola, mas também a sociedade como um todo”, destacou.
O projeto desenvolvido por Isabella chama a atenção para um problema que afeta diretamente sua região: as queimadas.
A proposta busca sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais e sociais provocados pelo fogo descontrolado, promovendo uma reflexão crítica por meio de vídeos educativos, gincanas e produção de redações. “É um trabalho que visa mobilizar e engajar os jovens em torno de uma causa urgente e necessária”, explica.
Criado pelo Setor Educacional do Mercosul, o Parlamento Juvenil é uma iniciativa voltada para estudantes da rede pública dos países membros e associados do bloco.
O programa incentiva o protagonismo juvenil e promove espaços de diálogo para a formulação de propostas sobre temas de interesse comum, como direitos humanos, sustentabilidade, participação cidadã e integração regional.
Além de ampliar conhecimentos, o PJM possibilita aos jovens vivenciar, na prática, o funcionamento das instituições democráticas e desenvolver habilidades essenciais, como o pensamento crítico e a capacidade de argumentação e escuta.
Com o projeto em mãos e a responsabilidade de representar seu estado, Isabella segue agora para a etapa internacional, onde terá a oportunidade de dialogar com estudantes de outros países e apresentar suas ideias em um ambiente multicultural e de cooperação regional.