Escola Superior da Polícia Civil promove mais uma etapa do projeto academia itinerante em Dianópolis (TO)

Com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar todos os policiais civis do Tocantins, com as mais modernas técnicas a fim de que os mesmos desempenhem suas funções com ainda mais qualidade, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), iniciou na última segunda-feira, dia 8 de novembro, em Dianópolis, na região sudeste do estado, mais uma etapa do projeto Academia Itinerante 2021.

 O curso, que é realizado pela Escola Superior de Polícia do Estado do Tocantins (ESPOL), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) segue até esta quinta-feira, 11, e deve capacitar e qualificar 39 alunos entre Policiais Civis, Bombeiros e Policiais Militares, que atuam nas cidades que compõem a área de abrangência da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Dianópolis.

No total, as atividades terão uma carga horária de 80 horas, sendo que 30 horas serão presenciais e outras 50 horas de ensino teórico. Neste ano, como novidade teremos a implementação de 16 disciplinas sendo ministradas em EAD Ensino a Distância.

Projeto Academia Itinerante

O projeto Academia Itinerante visa promover o aperfeiçoamento intelectual operacional dos policiais especialmente     atuarem com   eficácia   e   eficiência   no   desempenho   das atribuições do cotidiano e que envolvam ocorrências ordinárias e também mais complexas que exijam uma resposta mais técnica e célere das forças de segurança.

 Na etapa desta quinta-feira, o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Unidade tática de elite da Polícia Civil, ministrou instrução de tiro a todos os participantes, com o objetivo de promover a atualização das técnicas de manuseio de armas de fogo.

Conforme o coordenador do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo, as técnicas ministradas na data de hoje visam corrigir base de empunhadura de tiro inicial, tiro em movimento, tiro com ameaça a retaguarda, recargas táticas e de combate de emboscada veicular, tiro embarcado e a regra dos 21 pés.         

Para o coordenador Ariston Araújo, além de promover o aperfeiçoamento, o curso também propicia a integração das forças de Segurança do Estado do Tocantins.

 Segundo o major Renato Lisboa,  da 2ª Companhia Independente (2ª CIPM) da Polícia Militar de Dianópolis este curso é de extrema importância para o fortalecimento da integração entre as forças de segurança do estado, o Major agradece a Polícia Civil pelo convite e se coloca à disposição para a realização de operações regionais de forma integrada.

O treinamento também contou com a presença da 2ª Companhia do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiro, o Capitão Douglas Brito, agradece a Secretaria da Segurança Pública pela oportunidade em participar do curso da academia Itinerante pois, já era um desejo da tropa ter uma atualização e instrução em armamento e tiro.

 “Esta oportunidade só veio a somar e integrar as forças de Segurança do sudeste do Tocantins em especial do município de Dianópolis”, ressaltou. O capitão destaca que o Corpo de Bombeiros está de portas abertas para firmar parcerias e prestar apoio nas diversas missões e cursos que vierem futuramente.

 Segundo o delegado regional Márcio Duarte Teixeira, “A atual edição da academia itinerante, além de proporcionar o nivelamento e aperfeiçoamento dos policiais, possibilitou a interação e integração das forças de segurança do Estado”.

 O encerramento do evento contou com a presença da diretora da Escola Superior da Polícia Civil, Heloísa Helena Freire Godinho, a qual destacou que o projeto da Academia Itinerante visa qualificar os profissionais das forças de Segurança e promover a integração regional de seus membros.

A diretora destaca a importância da qualificação continuada presencial e tele presencial, com disciplinas que abrangem todas as áreas de atuação destes profissionais.

Seja o primeiro a receber as notícias da nossa região. Seja um convidado especial dos nossos grupos. É só clicar e aceitar o convite

Whatsapp

Telegram

Deixe um comentário