Energia volta a faltar, por dois dias, no Nordeste de Goiás. Falta vontade política

Não passou nem uma semana após a cúpula da empresa concessionária Enel se reunir com o prefeito, vereadores e integrantes da comunidade local para discutir uma saída para os apagões.

Novamente voltou a faltar energia elétrica em Campos Belos (GO).

Pior, o apagão, que ocorreu domingo e segunda, por horas a fio, foi generalizado em quase todas as cidades do Nordeste do estado, como Iaciara, Monte Alegre, São Domingos, Divinópolis e Mambaí.

Segundo a Enel, em Nota à comunidade, uma árvore caiu sobre a rede elétrica, numa área de zona rural, e o serviço só pode ser restabelecido após o conserto da linha.

Na reunião, na semana passada com autoridades de Campos Belos, a Enel informou que agora em novembro grande parte dos apagões será equacionado, porque entrará em operação o linhão Itiquira (linha de Distribuição de Alta Tensão Brasília Leste – Itiquira), que vai melhorar o fornecimento de energia no Entorno do Distrito Federal e no Nordeste de Goiás.

Mas a empresa não explicou como vai fazer para intervir no principal problema: trocar a única rede de alta tensão que leva energia para todas as cidades da região.

Ela é muito velha, com mais de 40 anos, com postes ainda de madeira; obsoleta em termos de tecnologia e fiação, e ainda, filha única.

Qualquer árvore caída pode cortar o serviço por inteiro. Não há uma interligação de sistema como segunda opção.

O vereador Rodrigo, de Campos Belos, sugeriu uma boa solução. Seria uma ramificação da rede da Enel à do Estado do Tocantins, novinha em folha, e que passa a poucos quilômetros da zona urbana de Campos Belos.

Essa ação, por óbvio, iria dar uma segunda opção ao sistema e subsidiar todo o nordeste de Goiás. Mas a Enel nada falou sobre essa opção.

Em verdade, parece haver falta de vontade política. Está bem claro que o linhão Itiquira não vai resolver a questão dos recorrentes apagões.

Deixe um comentário