Planta de ácido sulfúrico: delegado sindical vai ao Ministério Público para realização urgente de audiência pública com a Itafos

O delegado Sindical Regional do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Tocantins, Oscar de Souza Alves Neto, ingressou hoje (14), junto ao Ministério Público de Arraias (TO), com um pedido urgente de audiência pública com a mineradora Itafos.

A finalidade da audiência é de se expor à comunidade de Arraias (TO) e região informações ( vantagens, desvantagens, riscos, uso da água) sobre o funcionamento da planta de ácido sulfúrico, preste a entrar em funcionamento no município.

A mineradora chegou a realizar, no último dia 8, uma reunião técnica com o Legislativo, o Executivo local e com diversos segmentos da comunidade.

Mas Oscar Alves disse que as informações sobre o projeto da empresa precisa ser mais debatido e as informações mais democratizada junto à sociedade diretamente interessada.

Ele pediu ainda ao Promotor a formação do Conselho Municipal de Mineração, integrado por representantes da comunidade. Junto ao Conselho, a criação de um fundo municipal, com o objetivo de bancar uma empresa técnica de consultoria ambiental.

“A intenção é que a empresa esteja continuamente informando a comunidade sobre questões técnicas de mineração, para a gente não ficar na mão da empresa que faz a exploração mineral. A empresa fez uma reunião técnica, na semana passada, considerada muito boa, mas não suficiente para os interesses locais.
A empresa quer a audiência para maio. Nós queremos para ontem”, disse ele.

Ouça o áudio acima.

Deixe um comentário