De volta: calor pode chegar a 36 graus na região norte de Goiás

A quinta-feira terá predomínio de sol e calor, com possibilidade de a temperatura chegar a 36 graus na região norte de Goiás.
Na região oeste, a segunda mais quente, a temperatura pode chegar a 35 graus. Fará 33 graus na região central e 32 nas regiões sul, leste e sudoeste.
A previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Britânia, na região noroeste de Goiás, é município onde deve ocorrer a maior temperatura nesta quinta-feira, com os termômetros atingindo 35 graus. Porangatu, Araguapaz e Aruanã, na região do Vale do Araguaia, vêm logo atrás, com 34 graus. Em Rubiataba, Campos Belos, Flores de Goiás, Ceres e Jataí, o calor pode chegar a 32 graus.
Jataí, por sinal, tem a menor temperatura prevista para a madrugada de hoje, com os termômetros chegando a 12 graus, o que significa que a população vai conviver com uma oscilação térmica de 20 graus durante o dia.
Outros locais em que as manhãs terão temperaturas mais baixas são Davinópolis, com 13 graus, Três Ranchos, Morrinhos e Ipameri, com 14 graus.
Goiânia terá uma quinta-feira com predomínio de sol e calor. A temperatura máxima pode chegar a 31 graus, com a umidade relativa do ar oscilando entre 25% e 75%. O nascer do sol será às 6h44 e o pôr do sol, às 18h02.
Umidade do ar
Goiás permanece sob alerta para a baixa umidade relativa do ar, com tendência de aumento da temperatura, principalmente no meio da tarde, quando ocorrem os períodos mais críticos, tanto de secura como de calor.
Os alertas são tanto por parte do Cimehgo como do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta amarelo, com orientação para beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e evitar desgaste físico também nesses períodos.
Além da hidratação, o Cimehgo destaca a importância outros cuidados com a saúde. Goiás também está convivendo com um avanço expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).