Conflito por obra de ponte em Aurora do Tocantins vira caso de polícia e repercute politicamente

Um conflito envolvendo a construção de uma ponte em uma estrada municipalizada no município de Aurora do Tocantins (TO) escalou para ameaças de morte, denúncias formais e ampla repercussão política.

O vereador Josivan Rodrigues de Souza é acusado de ameaçar o comunicador goianiense Cleitin Milgrau e seu pai, após a interrupção das obras no local. O episódio ganhou visibilidade nas redes sociais e mobilizou parlamentares, inclusive de outros estados.

A estrada onde a ponte está sendo construída foi transferida à administração municipal pela Lei nº 197/2021, sancionada em 19 de outubro de 2021 pelo prefeito Luzinei de Jesus Silva.

O projeto, de autoria do vereador Sharlys Divino Souza Tavares, permitiu ao Executivo local realizar obras e manutenção na via, que liga a rodovia TO-110 a propriedades rurais da região, como a Estância Jakeline e a Fazenda Jacaré.

Cleitin Milgrau, que tem familiares proprietários de uma pousada na região, afirma que participou da articulação para viabilizar recursos para a construção da ponte.

“Eu, juntamente com o prefeito de Aurora, corremos atrás do recurso para fazer essa ponte, pois do outro lado moram várias famílias e há atrativos turísticos”, declarou.

Segundo ele, no domingo (29), o vereador Josivan ordenou a paralisação da obra, sob a alegação de que a estrada passava por sua propriedade. “Ele esqueceu que a estrada pertence ao município”, criticou Cleitin, em vídeo publicado nas redes sociais.

Ainda no mesmo dia, o comunicador afirma ter recebido uma ligação ameaçadora do parlamentar.

Segundo a advogada Jordane Mota, que representa Cleitin, a conversa foi gravada. “Ele [Josivan] proferiu grandes ameaças, inclusive de morte, contra meu cliente e seu pai. Tudo está documentado”, afirmou.

A defesa anunciou que tomará medidas legais, incluindo um pedido de cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar, além de denúncia ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), com base no artigo 147 do Código Penal (ameaça).

Repercussão política

O caso teve grande repercussão e ultrapassou as fronteiras do Tocantins, provocando reações de parlamentares em Goiás.

O deputado estadual Gugu Nader (Avante) manifestou apoio a Cleitin e prometeu acionar a Polícia Federal. “Todos têm direito de receber benefícios em sua região. Esta ponte vai trazer desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas.

Não vamos aceitar que nenhum vereador ameace de morte ninguém. Já estou enviando ofício à PF. Se algo acontecer com o Cleitin, tomaremos providências firmes contra quem quer que seja”, declarou em vídeo.

Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi ainda mais duro. “É uma vergonha, não só para Aurora, mas para todo o Tocantins, um vereador ameaçar matar um cidadão e seu pai porque ele pediu a construção de uma ponte que nem é na cidade dele”, criticou.

O blog tenta contato com o vereador Josivan Rodrigues de Souza para apresentar sua versão dos fatos. Até o momento, ele não se manifestou publicamente.